Saco vocal, para que serve?

   É bastante usual encontrar referências sobre a importância do saco vocal para a produção de sons nos anuros (grupo que inclui sapos, rãs e relas).
Claramente serve para amplificar os sons? Para que mais haveria de servir? – são expressões que regularmente se escutam quando falamos do saco vocal, pois tem sido amplamente considerado que não teria outra função. Tal crença pode advir do facto de muitas vezes a distensão do saco vocal acontecer em simultâneo com a produção de som nestes animais. No entanto, estudos revelam que o “saco vocal” pode ter uma função mais visual que acústica.
Geralmente, durante a produção de vocalizações, os machos dilatam o saco vocal, porém tal não é obrigatório nem necessário para a produção ou amplificação do som (i.e. não serve como caixa de ressonância). Através de algumas experiências, descobriu-se que o saco vocal é crucial para as fêmeas poderem situar o macho que está a vocalizar no meio de muitos outros indivíduos. Deste modo, machos que produzam sons sem dilatarem os seus sacos vocais poderão ser ignorados pelo sexo oposto.
Parece ser tão crucial é a função do saco vocal na comunicação visual que, em muitas espécies, esta zona possui uma cor bastante conspícua.

Dilatação do saco vocal Este sinal visual é crucial no ritual de acasalamento de muitas espécies, incluindo espécies que ocorrem em Portugal como a rela-comum (Hyla arborea).

Dilatação do saco vocal
Este sinal visual é crucial no ritual de acasalamento de muitas espécies, incluindo espécies que ocorrem em Portugal como a
rela-comum (Hyla arborea).

Bibliografia
Rand, A. Stanley, and Robert Dudley. “Frogs in helium: the anuran vocal sac is not a cavity resonator.” Physiological zoology (1993): 793-806.
Hirschmann, Walter, and Walter Hödl. “Visual signaling in Phrynobatrachus krefftii boulenger, 1909 (Anura: Ranidae).” Journal Information 62.1 (2006).
Rosenthal, Gil G., A. Stanley Rand, and Michael J. Ryan. “The vocal sac as a visual cue in anuran communication: an experimental analysis using video playback.” Animal Behaviour 68.1 (2004): 55-58.
Kelley, Darcy B. “Vocal communication in frogs.” Current opinion in neurobiology 14.6 (2004): 751-757.