-
Domínio
Eucarya
-
Unikonta
-
Reino
Animalia
-
Metazoa
-
Eumetazoa
-
Bilateria
-
Deuterostomata
-
Chordata
-
Filo
Craniata
-
Subfilo
Vertebrata
-
Superclasse
Gnathostomata
-
Classe
Archosauromorpha
-
Subclasse
Aves
-
Ordem
Passeriformes
-
Família
Thoglodytidae
-
Género
Troglodytes
Características
Ave com aproximadamente 10 cm de comprimento. É castanha e barrada no dorso, com uma característica cauda curta e “espetada”. Apresenta uma nítida listra superciliar clara e asas listradas. A parte inferior é castanho-amarelada e possui algumas listras nos flancos.
Ecologia
Frequenta uma grande variedade de habitats, desde que providos de alguma vegetação densa: sebes e silvados, matagais, bosques variados, matas ripícolas, parques e jardins de zonas urbanas e suburbanas. O início da sua época de reprodução dá-se em Março, prolongando-se até meados de Julho. Segundos estudos europeus, as posturas são compostas por 3 a 9 ovos, durando o período de incubação cerca de 16 dias. A carriça é uma espécie insectívora, capturando as suas presas na vegetação, junto ao solo.
Fenologia
Residente (Res)
Estado de Conservação
Pouco Preocupante (LC)
Distribuição Geral
Comum em toda a Europa, estendendo-se na Ásia desde o norte do Irão e Afeganistão até ao Japão e América do Norte. Em Portugal, a carriça é muito comum na maior parte do país, nidificando desde o nível do mar até às zonas montanhosas de maior altitude. Contudo, é mais abundante no noroeste e no centro do país. No Algarve esta espécie é comum nas serras de Monchique e do Caldeirão, assim como nos vales da costa Vicentina, nomeadamente os vales das ribeiras de Odeceixe, Aljezur e Bordeira. Pode ainda ser observada no Baixo Guadiana.
Distribuição Geográfica
Referências
Cabral, M.J.(coord.), Almeida, J., Almeida, P.R., Dellinger, T., Ferrand de Almeida, N.,Oliveira, M.E., Palmeirim, J.M., Queiroz, A.I., Rogado, L. & Santos‐Reis, M. 2005.Livro vermelho dos vertebrados de Portugal. 2ª ed. Instituto da Conservaçãoda Natureza/ Assírio & Alvim. Lisboa. 660 pp.
Catry, P., Costa, H., Elias, G., Matias, R., (2010). Aves de Portugal. Ornitologia de território continental. Assírio & Alvim, Lisboa.
Costa, H., Juana, E., & Varela, J. (2011). Aves de Portugal incluindo os arquipélagos dos Açores, da Madeira e das Selvagens.
Gooders, J. (1994). Guia de campo das aves de Portugal e da Europa. Círculo de Leitores.
Assírio & Alvim (2008)- Atlas das aves nidificantes em Portugal.
Turismo do Algarve (2012). Guia de observação de aves no algarve.
http://www.iucnredlist.org/
http://avesdeportugal.info/