-
Domínio
Eucarya
-
Archaeplastida
-
Reino
Viridiplantae (Plantae)
-
Embryophyta
-
Filo
Angiospermophyta
-
Classe
Magnoliopsida
-
Ordem
Rosidae
-
Ordem
Rosales
-
Família
Rosaceae
-
Género
Rosa
Descrição
Arbusto silvestre revestido por espinhos. Emite rebentos (turiões) que são aéreos, lenhosos, quase erectos e arqueados, robustos, e também eles, revestidos por espinhos robustos, direitos a falciformes e pilosos. As folhas são compostas, com os folíolos (que podem ter várias formas) inseridos no ápice do pecíolo, e são tri a pentafoliadas. Página inferior mais ou menos branca e revestida por uma camada de pêlos moles, não muito compacta. O folíolo terminal é ovado, longamente peciolado e quase sempre em forma de ponta aguda e rígida, não muito comprida. A inflorescência é uma panícula terminal, piramidal, folhosa na base e com espinhos semelhantes aos dos rebentos aéreos. Flor com corola de 5 pétalas todas livres e regulares, enrugadas, com uma forma circular a obovada, de cor rosada, raramente branca. O fruto é múltiplo (vários frutos) de pequenas drupas (amora), que ficam negras aquando da maturação.
Habitat
Ruderal
Tipo Fisionómico
Microfanerófito
Época Floração
Junho-Agosto
Estatuto de Protecção
Não tem
Sinonímias
Rubus amoenus Port., Rubus thyrsoideus Wimm. raça phyllostachys sensu Samp.; Rubus thyrsoideus Wimm. subsp. phyllostachys auct. lusit.; Rubus ulmifolius Schott var. ulmifolius for. cuneatus (Boulay et Bouvet) P. Cout.; Rubus ulmifolius Schott var. ulmifolius for. ulmifolius Distribuição no Algarve: Litoral, Barrocal, Serra
Distribuição Geral
W Europa e da Região Mediterrânica e Macaronésia
Observações
Planta Medicinal. Os frutos (as amoras) são muito apreciadas para confeccionar doces e compotas, apresentando propriedades medicinais, sendo a base de um xarope utilizado como adstringente. Por sua vez, a partir das folhas pode preparar-se uma infusão a qual pode ser utilizado como loção para o rosto ou em gargarejos para as doenças da boca. Espécie de ecologia muito lata, com uma clara preferência por habitats com solos húmidos e alterados pelo homem.