-
Domínio
Eucarya
-
Unikonta
-
Reino
Animalia
-
Metazoa
-
Eumetazoa
-
Bilateria
-
Deuterostomata
-
Chordata
-
Filo
Craniata
-
Subfilo
Vertebrata
-
Superclasse
Gnathostomata
-
Classe
Archosauromorpha
-
Subclasse
Aves
-
Ordem
Passeriformes
-
Família
Regulidae
-
Género
Regulus
Características
Ave com aproximadamente 9 cm de comprimento. Apresenta o dorso verde-acastanhado, asas pretas com largas margens brancas e barra alar nítida simples (por vezes dupla). A parte inferior é branco-acastanhada. Não tem listas superciliar e ocular e na sua face pálida apenas se destacam os olhos. As listas da coroa são pretas e não se unem à frente. A listra central é cor-de-laranja nos machos e amarela nas fêmeas. Os juvenis não têm listas.
Ecologia
Frequenta principalmente maciços florestais e outras áreas arborizadas, de preferencia contendo coníferas, como pinhais, povoamentos de abetos e matas mistas, mas também ocorre em carvalhais, azinhais e matas ribeirinhas. A espécie ocorre em Portugal como invernante, havendo registos pelo menos de Novembro a Março. Alimenta-se de pequenos insectos e aranhas.
Fenologia
Visitante (Vis)
Estado de Conservação
Pouco Preocupante (LC)
Distribuição Geral
Esta espécie tem uma distribuição euro-asiática e macaronésica. Em Portugal pode ocorrer em todo o território, sendo contudo, mais numerosa no norte do que no sul. No Algarve pode ser observada na ria Formosa e na serra do Caldeirão. Na ria de Alvor, foram observados alguns indivíduos durante sessões de anilhagem.
Distribuição Geográfica
Referências
Cabral, M.J.(coord.), Almeida, J., Almeida, P.R., Dellinger, T., Ferrand de Almeida, N.,Oliveira, M.E., Palmeirim, J.M., Queiroz, A.I., Rogado, L. & Santos‐Reis, M. 2005.Livro vermelho dos vertebrados de Portugal. 2ª ed. Instituto da Conservaçãoda Natureza/ Assírio & Alvim. Lisboa. 660 pp.
Catry, P., Costa, H., Elias, G., Matias, R., (2010). Aves de Portugal. Ornitologia de território continental. Assírio & Alvim, Lisboa.
Costa, H., Juana, E., & Varela, J. (2011). Aves de Portugal incluindo os arquipélagos dos Açores, da Madeira e das Selvagens.
Gooders, J. (1994). Guia de campo das aves de Portugal e da Europa. Círculo de Leitores.
Turismo do Algarve (2012). Guia de observação de aves no algarve.
http://www.iucnredlist.org/
http://avesdeportugal.info/