Espécie

Rattus rattus (Linnaeus, 1758)

Nome Comum

Ratazana-preta, Rato-preto

Sem imagem

Características

Espécie com 15 a 24 cm de comprimento cabeça-corpo, variando a pelagem entre o preto e o castanho. Distingue-se da ratazana-castanha por ter as orelhas mais compridas e quase sem pêlo, pelos olhos maiores e mais proeminentes e pela cauda mais longa e fina.Pêlos no dorso e flancos mais longos que na ratazana-castanha.


Ecologia

Espécie de hábitos nocturnos, com o pico de actividade 2 a 3 horas antes de anoitecer. A época de reprodução decorre desde meados de Março a meados de Novembro. As fêmeas atingem a maturidade sexual às 12-16 semanas. Têm 1 a 16 crias por ninhada e 3 a 5 ninhadas por ano. O período de gestação é de 21 dias. As fêmeas possuem 5 pares de glândulas mamárias. É uma espécie omnívora, porém tem maior propensão para alimentos vegetais. Vive quase sempre próxima de edifícios, armazéns, super-mercados e navios. A longevidade máxima na natureza é inferior a 18 meses.


Fenologia

Residente (Res)


Estado de Conservação

Pouco Preocupante (LC)


Distribuição Geral

Espécie amplamente distribuída nas regiões tropicais e temperadas, em parte devido à sua relação com o Homem. Na Europa está presente na maioria dos países, excepto na Escandinávia, e é muito comum na região do Mediterrâneo. Ocupa toda a Península Ibérica e distribui-se um pouco por todo o território português. No Algarve foram observados indivíduos na Fonte Benémola, no Parque Ambiental de Vilamoura, no Parque Natural da Ria Formosa e na Reserva Natural de Castro Marim.

Distribuição Geográfica

Referências

Cabral, M.J.(coord.), Almeida, J., Almeida, P.R., Dellinger, T., Ferrand de Almeida, N.,Oliveira, M.E., Palmeirim, J.M., Queiroz, A.I., Rogado, L. & Santos‐Reis, M. 2005.Livro vermelho dos vertebrados de Portugal. 2ª ed. Instituto da Conservaçãoda Natureza/ Assírio & Alvim. Lisboa. 660 pp.

Macdonald, D. & Barret, P. (1993). Mamíferos de Portugal e Europa – Guia Fapas.

Amaro, F. (2002).Levantamento das espécies de mamíferos existentes na zona terrestre do P.N.R.F.

Lavinas, C. 2004. Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António, uma contribuição para a sua gestão. Instituto da Conservação da Natureza / Centro de Zonas Húmidas

Vicente, M. (2004). Caracterização da Fauna do Parque Natural da Ria Formosa (Estudo Inserido no Âmbito da Revisão do Plano de Ordenamento do PNRF). ICN

Amaro, F. (2002). Inventariação e propostas de conservação para os micromamíferos do Parque Ambiental de Vilamoura (P.A.V.). Pequenos mamíferos e propostas de conservação. CENA.

Amaro, F. (2000). Pequenos mamíferos associados aos Sítios Classificados da Rocha da Pena e Fonte Benémola.

http://www.iucnredlist.org/