Espécie

Plegadis falcinellus (Linnaeus, 1766)

Nome Comum

Íbis-preta, Maçarico-preto

Sem imagem

Características

Espécie de dimensão média-grande, com 55-65 cm de comprimento. Tem um bico inconfundível, muito longo e encurvado para baixo. O corpo tem uma coloração uniforme de castanho-escuro. Por vezes,
conseguem-se observar os reflexos esverdeados nas asas dos adultos.
Tem patas compridas e escuras.


Ecologia

Esta espécie está classificada, no LVVP, como reprodutora, contudo existem registos da espécie em todos os meses do ano. É assim considerada, por outros autores, como invernante e migradora de passagem. Esta é uma espécie colonial, instalando os seus ninhos em árvores ou arbustos, no meio de zonas com água. Não existe informação sobre a sua biologia de reprodução em Portugal. No leste da Europa, as posturas são constituídas, em média, por 4 ovos, eclodindo após 21 dias de incubação. Esta espécie frequenta zonas húmidas, principalmente, aquelas que ficam situadas ao longo da faixa litoral, visitando frequentemente arrozais e terrenos periodicamente alagados, junto a estuários, pauis e lagoas costeiras. A sua dieta consiste essencialmente em insectos aquáticos e respectivas larvas, vermes e crustáceos.


Fenologia

Reprodutor (Rep)


Estado de Conservação

Regionalmente extinto (RE)


Distribuição Geral

Distribui-se um pouco por todo o mundo, sendo mais abundante na América Central, zona central e sul de África, Europa (países junto ao mar negro), Asia (Índia) e Austrália. No Algarve, observa-se ocasionalmente na Quinta do Lago, no Ludo e na lagoa dos
Salgados.

Distribuição Geográfica

Referências

Cabral, M.J.(coord.), Almeida, J., Almeida, P.R., Dellinger, T., Ferrand de Almeida, N.,Oliveira, M.E., Palmeirim, J.M., Queiroz, A.I., Rogado, L. & Santos‐Reis, M. 2005.Livro vermelho dos vertebrados de Portugal. 2ª ed. Instituto da Conservaçãoda Natureza/ Assírio & Alvim. Lisboa. 660 pp.

Catry, P., Costa, H., Elias, G., Matias, R., (2010). Aves de Portugal. Ornitologia de território continental. Assírio & Alvim, Lisboa.

Costa, H., Juana, E., & Varela, J. (2011). Aves de Portugal incluindo os arquipélagos dos Açores, da Madeira e das Selvagens.

Gooders, J. (1994). Guia de campo das aves de Portugal e da Europa. Círculo de Leitores.

Assírio & Alvim (2008)- Atlas das aves nidificantes em Portugal.

Turismo do Algarve (2012). Guia de observação de aves no algarve.

http://www.iucnredlist.org/

http://avesdeportugal.info/