Espécie

Parus major (Linnaeus, 1758)

Nome Comum

Chapim-real, Aguça-a-serra, Chincharravelha, Faça-a-poda, Mejengra, Pimpim-servém

Sem imagem

Características

Chapim com aproximadamente 14 cm de comprimento. Possui um barrete e bibe preto-brilhantes associados a uma linha preta conspícua que circunda as faces brancas. Possui uma lista vertical preta ao longo do peito e do abdómen amarelos (esta é mais larga nos machos do que nas fêmeas). O dorso é verde, as asas e cauda azul-claras. A cauda possui penas externas brancas. Os juvenis são “apagados”, possuindo as faces amareladas.


Ecologia

Espécie essencialmente arborícola. Frequenta montados de sobro e azinho, soutos, carvalhais, vidoais, pinhais, matas ribeirinhas, olivais, pomares, parques e jardins públicos. Segundo vários estudos realizados em Portugal, as posturas parecem ocorrer entre Março e Maio e no caso de haver uma 2º postura, este período poderá estender-se até Junho. A dimensão das posturas pode variar entre os 3 e os 9 ovos. A sua dieta é à base de insectos, nomeadamente de lepidópteros e coleópteros. Também consome aranhas e durante o Inverno, alguns frutos e sementes.


Fenologia

Residente (Res)


Estado de Conservação

Pouco Preocupante (LC)


Distribuição Geral

Distribui-se pela Europa, Ásia e norte de África. Em Portugal é abundante de norte a sul do país. No Algarve pode ser observado no Baixo Guadiana, na reserva de Castro Marim, na ria Formosa, na Lagoa dos Salgados, no estuário do Arade, na ria de Alvor, nas serras de Monchique e Caldeirão e em Sagres.

Distribuição Geográfica

Referências

Cabral, M.J.(coord.), Almeida, J., Almeida, P.R., Dellinger, T., Ferrand de Almeida, N.,Oliveira, M.E., Palmeirim, J.M., Queiroz, A.I., Rogado, L. & Santos‐Reis, M. 2005.Livro vermelho dos vertebrados de Portugal. 2ª ed. Instituto da Conservaçãoda Natureza/ Assírio & Alvim. Lisboa. 660 pp.

Catry, P., Costa, H., Elias, G., Matias, R., (2010). Aves de Portugal. Ornitologia de território continental. Assírio & Alvim, Lisboa.

Costa, H., Juana, E., & Varela, J. (2011). Aves de Portugal incluindo os arquipélagos dos Açores, da Madeira e das Selvagens.

Gooders, J. (1994). Guia de campo das aves de Portugal e da Europa. Círculo de Leitores.

Assírio & Alvim (2008)- Atlas das aves nidificantes em Portugal.

Turismo do Algarve (2012). Guia de observação de aves no algarve.

http://www.iucnredlist.org/

http://avesdeportugal.info/