-
Domínio
Eucarya
-
Unikonta
-
Reino
Animalia
-
Metazoa
-
Eumetazoa
-
Bilateria
-
Deuterostomata
-
Chordata
-
Filo
Craniata
-
Subfilo
Vertebrata
-
Superclasse
Gnathostomata
-
Classe
Archosauromorpha
-
Subclasse
Aves
-
Ordem
Passeriformes
-
Família
Paridae
-
Género
Parus
Características
Espécie com aproximadamente 11 cm de comprimento. Possui a parte superior do corpo cinzento-acastanhada com poupa proeminente riscada de preto e branco. As faces são brancas com listra ocular negra claramente marcada, possui um bibe preto e linha preta envolvente, que inclui as coberturas auriculares. Apresenta a parte inferior do corpo esbranquiçada. Os juvenis têm a poupa mais curta e as listas da cabeça menos definidas.
Ecologia
Ave essencialmente florestal, frequenta plantações de pinheiro, bosquetes de vidoeiros, carvalhais, bosques mistos, matas ripícolas, montados de sobro e azinho e, ocasionalmente, olivais. Segundo alguns estudos feitos em Portugal, a postura desta espécie parece ocorrer entre Março e Abril. Pode criar 2 ninhadas por ano, sendo as posturas compostas por 6 a 7 ovos. O período de incubação dura 13 a 16 dias. A sua dieta é constituída essencialmente por insectos e aranhas, podendo incluir, fora da época de criação, sementes de coníferas e outros elementos vegetais.
Fenologia
Residente (Res)
Estado de Conservação
Pouco Preocupante (LC)
Distribuição Geral
Distribui-se pela Europa e noroeste da Ásia. Em Portugal, distribui-se por todo o território. No Algarve, observa-se mais facilmente no interior, nomeadamente nas serras de Monchique e Caldeirão.
Distribuição Geográfica
Referências
Cabral, M.J.(coord.), Almeida, J., Almeida, P.R., Dellinger, T., Ferrand de Almeida, N.,Oliveira, M.E., Palmeirim, J.M., Queiroz, A.I., Rogado, L. & Santos‐Reis, M. 2005.Livro vermelho dos vertebrados de Portugal. 2ª ed. Instituto da Conservaçãoda Natureza/ Assírio & Alvim. Lisboa. 660 pp.
Catry, P., Costa, H., Elias, G., Matias, R., (2010). Aves de Portugal. Ornitologia de território continental. Assírio & Alvim, Lisboa.
Costa, H., Juana, E., & Varela, J. (2011). Aves de Portugal incluindo os arquipélagos dos Açores, da Madeira e das Selvagens.
Gooders, J. (1994). Guia de campo das aves de Portugal e da Europa. Círculo de Leitores.
Assírio & Alvim (2008)- Atlas das aves nidificantes em Portugal.
Turismo do Algarve (2012). Guia de observação de aves no algarve.
http://www.iucnredlist.org/
http://avesdeportugal.info/