-
Domínio
Eucarya
-
Unikonta
-
Reino
Animalia
-
Metazoa
-
Eumetazoa
-
Bilateria
-
Deuterostomata
-
Chordata
-
Filo
Craniata
-
Subfilo
Vertebrata
-
Superclasse
Gnathostomata
-
Classe
Archosauromorpha
-
Subclasse
Aves
-
Ordem
Passeriformes
-
Família
Motaciliidae
-
Género
Motacilla

Características
Espécie com 19 cm de comprimento. Parte superior cinzenta com listra superciliar branca, asas pretas, uropígio amarelo-esverdeado e cauda preta comprida e com margens brancas. Parte inferior branca com coberturas infracaudais amarelas e uma quantidade variável de amarelo no peito. No Verão, o macho apresenta um “bibe” preto proeminente.
Ecologia
Reproduz-se ao longo de cursos de água, sobretudo nos que têm corrente rápida. Surge associada a muitos tipos de zonas húmidas, incluindo cursos de água lentos ou rápidos, barragens, açudes e mesmo no litoral rochoso. Os seus ninhos são muitas vezes construídos em construções humanas. O inicio da nidificação dá-se no mês de Março, sendo as posturas geralmente constituídas por 4 a 6 ovos. O período de incubação dura entre 11 a 14 dias. Consome maioritariamente insectos.
Fenologia
Residente & Visitante (ResVis)
Estado de Conservação
Pouco Preocupante (LC)
Distribuição Geral
Ocorre de uma forma descontínua ao longo da Europa, Noroeste de África e Ásia. Em Portugal, distribui-se de forma alargada por todo o território, embora esteja ausente de algumas áreas durante a época de nidificação, nomeadamente no sul do país. No Algarve, as serras de Monchique e Caldeirão são bons sítios para ver esta alvéola na Primavera. No Outono e no Inverno aparece em zonas costeiras, como a ria de Alvor e a Quinta do Lago.
Distribuição Geográfica
Referências
Cabral, M.J.(coord.), Almeida, J., Almeida, P.R., Dellinger, T., Ferrand de Almeida, N.,Oliveira, M.E., Palmeirim, J.M., Queiroz, A.I., Rogado, L. & Santos‐Reis, M. 2005.Livro vermelho dos vertebrados de Portugal. 2ª ed. Instituto da Conservaçãoda Natureza/ Assírio & Alvim. Lisboa. 660 pp.
Catry, P., Costa, H., Elias, G., Matias, R., (2010). Aves de Portugal. Ornitologia de território continental. Assírio & Alvim, Lisboa.
Costa, H., Juana, E., & Varela, J. (2011). Aves de Portugal incluindo os arquipélagos dos Açores, da Madeira e das Selvagens.
Gooders, J. (1994). Guia de campo das aves de Portugal e da Europa. Círculo de Leitores.
Assírio & Alvim (2008)- Atlas das aves nidificantes em Portugal.
Turismo do Algarve (2012). Guia de observação de aves no algarve.
http://www.iucnredlist.org/
http://avesdeportugal.info/