Espécie

Lutra lutra (Linnaeus, 1758)

Nome Comum

Lontra, Lontra-europeia

Sem imagem

Características

Espécie com cerca de 60-90 cm de comprimento cabeça-corpo, nos machos e 59-70 cm, nas fêmeas. O seu corpo é alongado e esguio, castanho no dorso e mais claro no ventre. A pelagem, espessa e sedosa, é constituída por duas camadas de pêlos: a mais externa responsável pela impermeabilização e a mais interna pelo isolamento térmico. Os seus membros e pescoço são curtos. As patas, providas de membrana interdigital. O focinho é largo e arredondado, as orelhas e os olhos pequenos, ao contrário da cauda que é comprida, espessa na base e que afunila suavemente até à ponta. As orelhas, as narinas e os olhos situam-se na parte superior da sua cabeça achatada, de modo a manterem-se fora de água quando o animal nada à superfície.


Ecologia

Espécie de hábitos essencialmente nocturnos, com um período de inactividade a meio da noite. Reproduz-se em qualquer época do ano, mas apenas tem 1 ninhada por ano, com cerca de 1-5 crias por ninhada. O período de gestação é de 61 a 63 dias. As fêmeas têm 6 glândulas mamárias. A sua dieta é carnívora, assentando maioritariamente em peixes (enguia, perca, lúcio, carpa, salmão). Ocasionalmente consome outras espécies como aves aquáticas, ratos-de-água, anfíbios, lagostins, caranguejos). Possuem territórios lineares ao longo de cursos de água e da costa. Vivem em grupos familiares de uma ou mais fêmeas e as crias desse ano. Os machos adultos são solitários. Habitam locais com água doce, com cobertura vegetal adequada. Também ocorre na água salgada, particularmente em zonas rochosas. Reproduz-se e descansa em tocas: cavidades na margem, buracos de árvores, entre raízes, fendas de rochas, dentro de vegetação. Podem viver cerca de 10 anos em estado selvagem.


Fenologia

Residente (Res)


Estado de Conservação

Pouco Preocupante (LC)


Distribuição Geral

Surge na Europa Ocidental, Ásia e Noroeste Africano. Em Portugal distribui-se em todo o território nacional.

Distribuição Geográfica

Referências

Cabral, M.J.(coord.), Almeida, J., Almeida, P.R., Dellinger, T., Ferrand de Almeida, N.,Oliveira, M.E., Palmeirim, J.M., Queiroz, A.I., Rogado, L. & Santos‐Reis, M. 2005.Livro vermelho dos vertebrados de Portugal. 2ª ed. Instituto da Conservaçãoda Natureza/ Assírio & Alvim. Lisboa. 660 pp.

ICN, 2006. Plano Sectorial da Rede Natura 2000 – Fauna, Mamíferos.

Macdonald, D. & Barret, P. (1993). Mamíferos de Portugal e Europa – Guia Fapas.

Relatório Nacional de Implementação da Directiva Habitats (ICNB, 2008).

Amaro, F. (2002).Levantamento das espécies de mamíferos existentes na zona terrestre do P.N.R.F.

Lavinas, C. 2004. Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António, uma contribuição para a sua gestão. Instituto da Conservação da Natureza / Centro de Zonas Húmidas

Vicente, M. (2004). Caracterização da Fauna do Parque Natural da Ria Formosa (Estudo Inserido no Âmbito da Revisão do Plano de Ordenamento do PNRF). ICN

Amaro, F. (2000). Pequenos mamíferos associados aos Sítios Classificados da Rocha da Pena e Fonte Benémola.

Rias (2010-2012). Dados de entrada de animais no Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens. Quinta de Marim.

http://www.iucnredlist.org/

http://www.charcoscomvida.org/