Espécie

Luscinia megarhynchos (Brehm, 1831)

Nome Comum

Rouxinol, Rouxinol-comum, Ave-leal, Rouço

Sem imagem

Características

Tem aproximadamente 16 cm de comprimento. A sua plumagem é castanha, destacando-se o tom mais arruivado da cauda e do uropígio. Na parte inferior apresenta tons cremes. Os juvenis são acastanhados e malhados. Tem proporções elegantes e postura recta, abrindo a cauda durante o canto. É uma excelente cantora.


Ecologia

Os rouxinóis habitam uma grande variedade de habitats, desde que estes contenham vegetação cerrada e bem desenvolvida. São particularmente abundantes ao longo de matas ribeirinhas, e em sebes de bom porte, podendo ainda surgir em bosques com um estrato arbustivo denso e ainda em matos diversos. Esta ave é estival, fazendo ouvir o seu canto a partir de finais de Março ou princípios de Abril. Em Junho começa a calar-se e em Agosto parte rumo a África. Estudos europeus indicam que o rouxinol cria 2 ninhadas por ano, sendo as posturas compostas por 4 a 5 ovos. O período de incubação dura cerca de 13 dias. A sua dieta é composta maioritariamente por invertebrados (pequenos escaravelhos e formigas) e no final do Verão pode ainda ingerir bagas silvestres.


Fenologia

Migrador Reprodutor (MigRep)


Estado de Conservação

Pouco Preocupante (LC)


Distribuição Geral

A população nidificante distribui-se pela Europa e sudoeste da Ásia. Inverna no sul de África. Em Portugal, esta espécie nidifica em todo o território, sendo apenas escasso no litoral norte. No Algarve, na época de reprodução, ocorre principalmente no interior (serras de Monchique e do Caldeirão), ao passo que na passagem migratória ocorre também junto à costa (por exemplo no cabo de São Vicente e na ria de Alvor).

Distribuição Geográfica

Referências

Cabral, M.J.(coord.), Almeida, J., Almeida, P.R., Dellinger, T., Ferrand de Almeida, N.,Oliveira, M.E., Palmeirim, J.M., Queiroz, A.I., Rogado, L. & Santos‐Reis, M. 2005.Livro vermelho dos vertebrados de Portugal. 2ª ed. Instituto da Conservaçãoda Natureza/ Assírio & Alvim. Lisboa. 660 pp.

Catry, P., Costa, H., Elias, G., Matias, R., (2010). Aves de Portugal. Ornitologia de território continental. Assírio & Alvim, Lisboa.

Costa, H., Juana, E., & Varela, J. (2011). Aves de Portugal incluindo os arquipélagos dos Açores, da Madeira e das Selvagens.

Gooders, J. (1994). Guia de campo das aves de Portugal e da Europa. Círculo de Leitores.

Assírio & Alvim (2008)- Atlas das aves nidificantes em Portugal.

Turismo do Algarve (2012). Guia de observação de aves no algarve.

http://www.iucnredlist.org/

http://avesdeportugal.info/