Espécie

Larus ridibundus (Linnaeus, 1766)

Nome Comum

Guincho, Guincho-comum, Calhapeta, Garragina, Garrincho

Sem imagem

Características

Gaivota com cerca de 36 cm de comprimento. Em todas as plumagens distingue-se pelas primárias externas brancas, criando uma parte anterior da asa branca. O adulto, em plumagem estival (Fev.-Ago.) ostenta um capuz cor-de-chocolate, curto atrás. O bico é vermelho, mas no Verão é quase preto. No Inverno, o capuz reduz-se a uma pinta por detrás do olho. No 1º Inverno as aves apresentam o dorso cinzento-claro com marcas castanhas através das asas. Os juvenis são acastanhados na coroa, pescoço e dorso. Possui as patas vermelhas.


Ecologia

Esta gaivota é das invernantes mais comuns em Portugal, ocorrendo ao longo de toda a faixa litoral. Tem preferência por áreas estuarinas e lagunares, frequentando sobretudo zonas de sedimentos intermareais, salinas e aquaculturas.


Fenologia

Visitante (Vis)


Estado de Conservação

Pouco Preocupante (LC)


Distribuição Geral

O guincho reproduz-se na costa nordeste da América do Norte e na maior parte da Europa e Ásia , com excepção das zonas mais a norte destes continentes e do sul da Ásia. Existem algumas populações residentes na América do Norte e nas regiões mais temperadas da Europa, com as restantes populações a invernar no sul, abrangendo estas grande parte da costa do sul da Ásia e da Europa, e da costa central e norte da África.No Algarve, a sua detecção é fácil em locais como o Ludo, a Quinta do Lago, a ria Formosa, a Lagoa dos Salgados, a reserva de Castro Marim, o estuário do Arade e a ria de Alvor.

Distribuição Geográfica

Referências

Cabral, M.J.(coord.), Almeida, J., Almeida, P.R., Dellinger, T., Ferrand de Almeida, N.,Oliveira, M.E., Palmeirim, J.M., Queiroz, A.I., Rogado, L. & Santos‐Reis, M. 2005.Livro vermelho dos vertebrados de Portugal. 2ª ed. Instituto da Conservaçãoda Natureza/ Assírio & Alvim. Lisboa. 660 pp.

Catry, P., Costa, H., Elias, G., Matias, R., (2010). Aves de Portugal. Ornitologia de território continental. Assírio & Alvim, Lisboa.

Costa, H., Juana, E., & Varela, J. (2011). Aves de Portugal incluindo os arquipélagos dos Açores, da Madeira e das Selvagens.

Gooders, J. (1994). Guia de campo das aves de Portugal e da Europa. Círculo de Leitores.

Assírio & Alvim (2008)- Atlas das aves nidificantes em Portugal.

Turismo do Algarve (2012). Guia de observação de aves no algarve.

http://www.iucnredlist.org/

http://avesdeportugal.info/