-
Domínio
Eucarya
-
Unikonta
-
Reino
Animalia
-
Metazoa
-
Eumetazoa
-
Bilateria
-
Deuterostomata
-
Chordata
-
Filo
Craniata
-
Subfilo
Vertebrata
-
Superclasse
Gnathostomata
-
Classe
Archosauromorpha
-
Subclasse
Aves
-
Ordem
Passeriformes
-
Família
Muscicapidae/Turdidae
-
Género
Ficedula
Características
Ave com aproximadamente 13 cm de comprimento. O macho é preto na parte superior do corpo com a fronte branca e notória área branca nas asas no Verão. A parte inferior do corpo é branca. A fêmea, o macho no Inverno e as aves do primeiro Inverno são semelhantes, mas com a parte superior do corpo castanha e uma área branca nas asas, menor. Os juvenis têm marcas têm marcas dorsais e “escamas” na garganta e no peito.
Ecologia
Esta espécie está presente em Portugal durante os períodos migratórios, sendo particularmente comum na passagem outonal (de Agosto a princípios de Novembro), sendo Setembro o melhor mês de observação. Não está classificada pelo Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal. As aves em migração frequentam qualquer zona arborizada, nomeadamente montados, pinhais, pomares, olivais, matas ripícolas ou parques e jardins. A sua dieta é essencialmente constituída por formigas-d’asa, vespas e escaravelhos.
Fenologia
Migrador (Mig)
Estado de Conservação
Não Aplicável (NA)
Distribuição Geral
Este papa-moscas nidifica na maior parte dos países do Norte e Leste da Europa e sudoeste da Ásia e inverna em África. Em Portugal é um migrador de passagem e pode ser visto em todo o país. No Algarve, a espécie pode ser observada no Baixo Guadiana, na reserva de Castro Marim, na ria Formosa, na Lagoa dos Salgados, no estuário do Arade, na ria de Alvor, em Sagres, e nas serras de Monchique e Caldeirão.
Distribuição Geográfica
Referências
Cabral, M.J.(coord.), Almeida, J., Almeida, P.R., Dellinger, T., Ferrand de Almeida, N.,Oliveira, M.E., Palmeirim, J.M., Queiroz, A.I., Rogado, L. & Santos‐Reis, M. 2005.Livro vermelho dos vertebrados de Portugal. 2ª ed. Instituto da Conservaçãoda Natureza/ Assírio & Alvim. Lisboa. 660 pp.
Catry, P., Costa, H., Elias, G., Matias, R., (2010). Aves de Portugal. Ornitologia de território continental. Assírio & Alvim, Lisboa.
Costa, H., Juana, E., & Varela, J. (2011). Aves de Portugal incluindo os arquipélagos dos Açores, da Madeira e das Selvagens.
Gooders, J. (1994). Guia de campo das aves de Portugal e da Europa. Círculo de Leitores.
Turismo do Algarve (2012). Guia de observação de aves no algarve.
http://www.iucnredlist.org/
http://avesdeportugal.info/