-
Domínio
Eucarya
-
Unikonta
-
Reino
Animalia
-
Metazoa
-
Eumetazoa
-
Bilateria
-
Deuterostomata
-
Chordata
-
Filo
Craniata
-
Subfilo
Vertebrata
-
Superclasse
Gnathostomata
-
Classe
Archosauromorpha
-
Subclasse
Aves
-
Ordem
Passeriformes
-
Família
Emberizidae
-
Género
Emberiza
Características
Ave com aproximadamente 15 cm de comprimento. Os machos são bastante característicos na Primavera possuindo a cabeça e o “babete” pretos, um amplo colar e bigode brancos, que no Outono e Inverno ficam dissimulados pelos extremos claros das penas novas. As fêmeas têm a cabeça castanha, com lista superciliar creme, auriculares e faces escuras, lista supramalar creme e grossa lista malar. O dorso é muito estriado, tipo pardal, as asas têm tons ocres e os flancos são estriados. As rectrizes exteriores são brancas, evidentes pelo hábito de agitar e abrir a cauda. O bico é curto.
Ecologia
Frequenta Caniçais Phragmites australis, juncais Juncus maritimus, valas de arroz com vegetação bem desenvolvida e outras zonas húmidas de água doce ou salobra. é mais facilmente observável entre Outubro e
Março. Na Europa pode criar 1 a 2 ninhadas por ano, sendo a maioria das suas posturas compostas por 4 a 5 ovos. O período de incubação dura entre 12 a 15 dias. A sua dieta é composta sobretudo por sementes e outras matérias vegetais. Ocasionalmente pode consumir invertebrados, principalmente durante a época de reprodução.
Fenologia
Residente & Visitante (ResVis)
Estado de Conservação
VU & LC
Distribuição Geral
Existem várias subespécies que ocorrem desde a Europa Ocidental até ao Japão e ilha
Sacalina, e desde a zona subárctica até à zona quente continental da Ásia Central.
Em Portugal, durante a época de nidificação ocorre sobretudo a Norte do Tejo, de forma
muito localizada em zonas húmidas litorais, mas também em algumas interiores. A
população invernante apresenta uma área de distribuição alargada a todo o continente. No Algarve pode ser observada na ria Formosa, na ria de Alvor e na Lagoa dos Salgados.
Distribuição Geográfica
Referências
Cabral, M.J.(coord.), Almeida, J., Almeida, P.R., Dellinger, T., Ferrand de Almeida, N.,Oliveira, M.E., Palmeirim, J.M., Queiroz, A.I., Rogado, L. & Santos‐Reis, M. 2005.Livro vermelho dos vertebrados de Portugal. 2ª ed. Instituto da Conservaçãoda Natureza/ Assírio & Alvim. Lisboa. 660 pp.
Catry, P., Costa, H., Elias, G., Matias, R., (2010). Aves de Portugal. Ornitologia de território continental. Assírio & Alvim, Lisboa.
Costa, H., Juana, E., & Varela, J. (2011). Aves de Portugal incluindo os arquipélagos dos Açores, da Madeira e das Selvagens.
Gooders, J. (1994). Guia de campo das aves de Portugal e da Europa. Círculo de Leitores.
Turismo do Algarve (2012). Guia de observação de aves no algarve.
http://www.iucnredlist.org/
http://avesdeportugal.info/