Espécie

Emberiza hortulana (Linnaeus, 1758)

Nome Comum

Sombria

Sem imagem

Características

Ave com 16 cm de comprimento. Tem tons avermelhados nas partes inferiores como a cia. A garganta e a lista supramalar são amareladas. O bico e as patas são rosados. Exibe um evidente anel ocular. O dorso é estriado e o uropígio não se destaca. Os machos têm a cabeça e o peito esverdeados, sem estrias. As fêmeas têm a lista malar escura e estrias no peito. Os juvenis não têm amarelo na garganta e são mais escuros e estriados.


Ecologia

Ocorre em mosaicos paisagísticos de urzais e pastagem em zonas de montanha, normalmente com blocos de pedra. É uma visitante estival que chega bastante tarde, raramente sendo vista antes de finais de Abril ou princípios de Maio. Permanece nas
suas zonas de nidificação até Agosto.
No sul do país, especialmente no Algarve, ocorre regularmente em passagem migratória, sobretudo durante o mês de Setembro. O canto desta espécie pode ouvir-se sobretudo desde Maio até meados de Julho. Na Europa cria, geralmente, 1 ninhada por ano, sendo as posturas compostas por 4 a 5 ovos. O período de incubação dura 11 a 12 dias. A sua dieta é maioritariamente composta por invertebrados, podendo consumir ocasionalmente sementes.


Fenologia

Migrador Reprodutor (MigRep)


Estado de Conservação

Informação Insuficiente (DD)


Distribuição Geral

A área de nidificação da espécie estende-se deste o Norte do Mediterrâneo ao círculo
árctico e até à Ásia Central. Em Portugal distribui-se principalmente no Centro e Norte do Continente, geralmente em altitudes superiores a 800m. No Algarve, durante a passagem migratória outonal, podem por vezes ser vistos pequenos bandos nas imediações do cabo de São Vicente e, ocasionalmente, na ria de Alvor.

Distribuição Geográfica

Referências

Cabral, M.J.(coord.), Almeida, J., Almeida, P.R., Dellinger, T., Ferrand de Almeida, N.,Oliveira, M.E., Palmeirim, J.M., Queiroz, A.I., Rogado, L. & Santos‐Reis, M. 2005.Livro vermelho dos vertebrados de Portugal. 2ª ed. Instituto da Conservaçãoda Natureza/ Assírio & Alvim. Lisboa. 660 pp.

Catry, P., Costa, H., Elias, G., Matias, R., (2010). Aves de Portugal. Ornitologia de território continental. Assírio & Alvim, Lisboa.

Costa, H., Juana, E., & Varela, J. (2011). Aves de Portugal incluindo os arquipélagos dos Açores, da Madeira e das Selvagens.

Gooders, J. (1994). Guia de campo das aves de Portugal e da Europa. Círculo de Leitores.

Assírio & Alvim (2008)- Atlas das aves nidificantes em Portugal.

Turismo do Algarve (2012). Guia de observação de aves no algarve.

http://www.iucnredlist.org/

http://avesdeportugal.info/