Espécie

Emberiza cirlus (Linnaeus, 1766)

Nome Comum

Escrevedeira-de-garganta-preta, Cicia, Escrivão, Letreira

Sem imagem

Características

Ave com aproximadamente 16 cm de comprimento. Tem tons de amarelos e o uropígio castanho-acinzentado ou oliváceo, pouco evidente. Os machos têm um desenho facial característico, muito marcado de preto e amarelo-claro, e que é menos evidente em plumagem nova de Outono, e possui uma banda peitoral esverdeada. As fêmeas têm a garganta clara e o peito estriado. Os juvenis são parecidos, mas menos amarelados.


Ecologia

A sul do Tejo ocorre sobretudo em manchas florestais de média ou grande extensão, como pinhais e montados de sobro ou de azinho, frequentando principalmente as suas orlas ou clareiras. A norte do Tejo, a espécie prefere paisagens agrícolas em mosaico com sebes vivas, bosquetes variados, pomares, vinhas, olivais e matas ripícolas. Pouco ou nada se sabe sobre a biologia de reprodução desta espécie em Portugal, contudo, na Europa pode criar 2 a 3 ninhadas por ano, sendo cada uma delas composta por 3 a 4 ovos. O período de incubação dura 12 a 13 dias. A sua dieta é maioritariamente constituída por sementes de plantas herbáceas contudo, durante a época de reprodução, pode consumir alguns invertebrados.


Fenologia

Residente (Res)


Estado de Conservação

Pouco Preocupante (LC)


Distribuição Geral

Distribui-se principalmente pelo sul da Europa, desde Portugal à Turquia, ocorrendo também no extremo sul de Inglaterra e no Norte de África. Em Portugal distribui-se de norte a sul do país, sendo contudo, mais abundante no norte e no centro do território. No Algarve pode observar-se nas serras de Monchique e Caldeirão.

Distribuição Geográfica

Referências

Cabral, M.J.(coord.), Almeida, J., Almeida, P.R., Dellinger, T., Ferrand de Almeida, N.,Oliveira, M.E., Palmeirim, J.M., Queiroz, A.I., Rogado, L. & Santos‐Reis, M. 2005.Livro vermelho dos vertebrados de Portugal. 2ª ed. Instituto da Conservaçãoda Natureza/ Assírio & Alvim. Lisboa. 660 pp.

Catry, P., Costa, H., Elias, G., Matias, R., (2010). Aves de Portugal. Ornitologia de território continental. Assírio & Alvim, Lisboa.

Costa, H., Juana, E., & Varela, J. (2011). Aves de Portugal incluindo os arquipélagos dos Açores, da Madeira e das Selvagens.

Gooders, J. (1994). Guia de campo das aves de Portugal e da Europa. Círculo de Leitores.

http://www.iucnredlist.org/

http://avesdeportugal.info/