Espécie

Emberiza cia (Linnaeus, 1766)

Nome Comum

Cia, Escrevedeira-de-garganta-cinzenta, Letreira, Sentieira

Sem imagem

Características

Tem aproximadamente 16 cm de comprimento. Tem o corpo castanho-arruivado e a cabeça cinzenta, com listas pretas. Quando voa, vê-se o uropígio arruivado e as rectrizes exteriores brancas. Os machos têm uma coloração “limpa” e contrastada. Os juvenis são apagados e têm a cabeça acastanhada e estrias na garganta, peito e flancos.


Ecologia

Espécie característica de zonas rochosas. Frequenta locais com pequenos afloramentos até grandes escarpas das regiões serranas. Aprecia também vegetação de médio ou grande porte, sendo o seu habitat preferido áreas onde ambos os requisitos se cruzem. Segundo um estudo realizado na Peneda-Gerês, esta espécie reproduz-se entre os meses de Maio e Agosto. Pode criar 2 a 3 posturas por ano, sendo cada uma delas constituída por 4 a 5 ovos. O período de incubação é de 12 a 14 dias. A sua dieta é composta por sementes e outras partes de plantas. Durante a época de reprodução pode ingerir invertebrados.


Fenologia

Residente (Res)


Estado de Conservação

Pouco Preocupante (LC)


Distribuição Geral

Distribui-se pelos países mais mediterrânicos da Europa, médio Oriente, Paquistão, Tajiquistão, Cazaquistão e norte de África. Em Portugal, distribui-se de norte a sul do país, sendo rara ou ausente no litoral oeste, na metade sul do Ribatejo e em grande parte do Alentejo. No Algarve é facilmente observável nos Baixo Guadiana, nas serras de Monchique e do Caldeirão, no Espinhaço do Cão e na Rocha da Pena.

Distribuição Geográfica

Referências

Cabral, M.J.(coord.), Almeida, J., Almeida, P.R., Dellinger, T., Ferrand de Almeida, N.,Oliveira, M.E., Palmeirim, J.M., Queiroz, A.I., Rogado, L. & Santos‐Reis, M. 2005.Livro vermelho dos vertebrados de Portugal. 2ª ed. Instituto da Conservaçãoda Natureza/ Assírio & Alvim. Lisboa. 660 pp.

Catry, P., Costa, H., Elias, G., Matias, R., (2010). Aves de Portugal. Ornitologia de território continental. Assírio & Alvim, Lisboa.

Costa, H., Juana, E., & Varela, J. (2011). Aves de Portugal incluindo os arquipélagos dos Açores, da Madeira e das Selvagens.

Gooders, J. (1994). Guia de campo das aves de Portugal e da Europa. Círculo de Leitores.

Assírio & Alvim (2008)- Atlas das aves nidificantes em Portugal.

Turismo do Algarve (2012). Guia de observação de aves no algarve.

http://www.iucnredlist.org/

http://avesdeportugal.info/