Espécie

Emberiza calandra (Linnaeus, 1758)

Nome Comum

Trigueirão, Chichorrio, Passarinho-trigueiro, Tintarraiz, Trinta-raízes

Sem imagem

Características

Ave com aproximadamente 18 cm de comprimento. É castanho e estriado, bastante grande e com um bico forte. Não tem marcas definidas como barras alares ou branco na cauda. Tem uma linha malar escura e grossas estrias no peito, que tendem a confluir. Os sexos são semelhantes, mas os machos são mais robustos.


Ecologia

Espécie característica de zonas abertas. Na metade norte prefere zonas agrícolas e matos e na metade sul prefere áreas planas e uniformes ocupadas com searas, pastagens e incultos, ocorrendo por vezes em montados abertos. O canto desta espécie é mais intenso entre os meses de Março e Maio, Na Europa, a espécie pode criar 2 ninhadas por ano, sendo as mesmas constituídas por 4 a 6 ovos. O período de incubação dura entre 12 a 14 dias. A sua dieta assenta essencialmente em sementes (sobretudo de cereais) e de outras matérias vegetais. Pode consumir, ocasionalmente, invertebrados, especialmente durante a época de nidificação.


Fenologia

Residente (Res)


Estado de Conservação

Pouco Preocupante (LC)


Distribuição Geral

Distribui-se pela Europa (a sul do paralelo 55º), pelo norte de África e pela Ásia. Em Portugal é uma espécie comum em todo o território nacional, excepto no litoral norte e centro, onde é relativamente escasso. No Algarve pode ser observada no Baixo Guadiana, na reserva de Castro Marim, ria Formosa, Lagoa dos Salgados, estuário do Arade, ria de Alvor, Sagres e serras de Monchique e Caldeirão.

Distribuição Geográfica

Referências

Cabral, M.J.(coord.), Almeida, J., Almeida, P.R., Dellinger, T., Ferrand de Almeida, N.,Oliveira, M.E., Palmeirim, J.M., Queiroz, A.I., Rogado, L. & Santos‐Reis, M. 2005.Livro vermelho dos vertebrados de Portugal. 2ª ed. Instituto da Conservaçãoda Natureza/ Assírio & Alvim. Lisboa. 660 pp.

Catry, P., Costa, H., Elias, G., Matias, R., (2010). Aves de Portugal. Ornitologia de território continental. Assírio & Alvim, Lisboa.

Costa, H., Juana, E., & Varela, J. (2011). Aves de Portugal incluindo os arquipélagos dos Açores, da Madeira e das Selvagens.

Gooders, J. (1994). Guia de campo das aves de Portugal e da Europa. Círculo de Leitores.

Assírio & Alvim (2008)- Atlas das aves nidificantes em Portugal.

Turismo do Algarve (2012). Guia de observação de aves no algarve.

http://www.iucnredlist.org/

http://avesdeportugal.info/