Espécie

Eliomys quercinus (Linnaeus, 1766)

Nome Comum

Leirão-dos-pomares, Leirão

  • Eliomys quercinus

Características

Espécie com 10 a 17 cm de comprimento cabeça-corpo, apresenta pelagem castanho-avermelhada na zona dorsal e branca na zona ventral e patas. A cauda é longa e espessa, negra na parte superior, terminando num tufo branco e pouco volumoso. Apresenta uma “máscara” preta à volta dos olhos e na parte inferior das orelhas, que são grandes.


Ecologia

Hábitos nocturnos, contudo encontra-se activo depois do amanhecer. Hiberna entre Setembro e Abril, ocorrendo os acasalamentos logo depois da hibernação. Os nascimentos ocorrem entre Maio e Junho, após um período de gestação de 21 a 23 dias. Têm 4 a 5 crias por ninhada e 1 a 2 ninhadas por ano. Possuem 8 glândulas mamárias.Alimenta-se de nozes, bolotas, rebentos, frutos, insectos, caracóis, crias de aves e de ratos, ovos. Cada indivíduos ocupa um território definido, com 150 m de diâmetro. Habita principalmente em florestas, em particular bosques de carvalhos. Preferencialmente encontra-se no solo, em arbustos situados entre rochas. Nidifica em arbustos, heras ou em tocas subterrâneas. Hiberna nos troncos ocos das árvores, em cavidades existentes nos muros e em cavernas.


Fenologia

Residente (Res)


Estado de Conservação

Informação Insuficiente (DD)


Distribuição Geral

O leirão é uma espécie europeia, com ampla distribuição na Europa Ocidental e
populações dispersas no Leste. Em Portugal, distribui-se em todo o território continental embora dados recentes
não confirmem a sua presença em vastas regiões do Centro e Sul do país, e
apontem para ocorrências muito escassas e dispersas na restante área. No Algarve, esta espécie foi observada na Rocha da Pena, no Parque Natural da Ria Formosa e no Concelho de Alcoutim.

Distribuição Geográfica

Referências

Cabral, M.J.(coord.), Almeida, J., Almeida, P.R., Dellinger, T., Ferrand de Almeida, N.,Oliveira, M.E., Palmeirim, J.M., Queiroz, A.I., Rogado, L. & Santos‐Reis, M. 2005.Livro vermelho dos vertebrados de Portugal. 2ª ed. Instituto da Conservaçãoda Natureza/ Assírio & Alvim. Lisboa. 660 pp.

Macdonald, D. & Barret, P. (1993). Mamíferos de Portugal e Europa – Guia Fapas.

Vicente, M. (2004). Caracterização da Fauna do Parque Natural da Ria Formosa (Estudo Inserido no Âmbito da Revisão do Plano de Ordenamento do PNRF). ICN

Amaro, F. (2000). Pequenos mamíferos associados aos Sítios Classificados da Rocha da Pena e Fonte Benémola.

Ramalho, P. (Obs. Pess.)

http://www.iucnredlist.org/