Espécie

Elanus caeruleus (Desfontaines, 1789)

Nome Comum

Peneireiro-cinzento, Águia-branca, Milhafre, Milhafre-cinzento

Sem imagem

Características

Ave com 31-35 cm de comprimento e 75-90 cm de envergadura. De coloração cinzenta e branca, possui manchas pretas nos “ombros”. A parte superior é cinzenta-clara e a parte inferior é branca. As coberturas da parte superior são pretas bem como a extremidade das asas, na parte inferior. Tem uma cabeça volumosa, cauda curta e asas largas e pontiagudas. A coloração da cabeça forma um efeito de máscara. Os juvenis apresentam o dorso com um aspecto “escamoso” e o peito acastanhado.


Ecologia

Como espécie nidificante, instala os ninhos em árvores de pequeno ou médio porte. Por ano, fazem apenas uma postura, com 3 ou 4 ovos, durando a incubação 26 dias. O seu habitat preferido são terrenos mais ou menos planos, onde é possível efectuar
cerealicultura extensiva sob o coberto de montados abertos. Pode nidificar em
montados mais densos, desde que disponha de clareiras com cereais e pastagens nas proximidades. O habitat no Inverno é similar, excepto que no Sul muitos indivíduos descem às várzeas fluviais, aos campos de restolho de arroz ou de outras culturas de regadio. Frequentemente utiliza postes ou topos de árvores (Acacia) e outros pontos de observação. Alimenta-se essencialmente de pequenos mamíferos, répteis, aves e insectos.


Fenologia

Residente (Res)


Estado de Conservação

Quase Ameaçado (NT)


Distribuição Geral

A distribuição desta espécie compreende a Península Ibérica, o extremo sudoeste de
França, a zona litoral de Marrocos e Tunísia e o vale do Nilo, no Egipto e ainda desde o
Paquistão às Filipinas e Indonésia e toda a África subsariana. É principalmente
sedentário no Paleárctico Ocidental e errante ou flutuante nas restantes regiões da África
e Ásia. Em Portugal está presente principalmente no Alentejo e na Beira Baixa, mas também na Estremadura, no vale do Tejo, na Beira Alta e em Trás-os-Montes, por onde se tem expandido ultimamente. No Algarve é pouco comum, aparecendo por vezes na zona de Portimão.

Distribuição Geográfica

Referências

Cabral, M.J.(coord.), Almeida, J., Almeida, P.R., Dellinger, T., Ferrand de Almeida, N.,Oliveira, M.E., Palmeirim, J.M., Queiroz, A.I., Rogado, L. & Santos‐Reis, M. 2005.Livro vermelho dos vertebrados de Portugal. 2ª ed. Instituto da Conservaçãoda Natureza/ Assírio & Alvim. Lisboa. 660 pp.

Catry, P., Costa, H., Elias, G., Matias, R., (2010). Aves de Portugal. Ornitologia de território continental. Assírio & Alvim, Lisboa.

Costa, H., Juana, E., & Varela, J. (2011). Aves de Portugal incluindo os arquipélagos dos Açores, da Madeira e das Selvagens.

Gooders, J. (1994). Guia de campo das aves de Portugal e da Europa. Círculo de Leitores.

ICN, 2006. Plano Sectorial da Rede Natura 2000.

Assírio & Alvim (2008)- Atlas das aves nidificantes em Portugal.

Turismo do Algarve (2012). Guia de observação de aves no algarve.

http://www.iucnredlist.org/

http://avesdeportugal.info/