-
Domínio
Eucarya
-
Unikonta
-
Reino
Animalia
-
Metazoa
-
Eumetazoa
-
Bilateria
-
Deuterostomata
-
Chordata
-
Filo
Craniata
-
Subfilo
Vertebrata
-
Superclasse
Gnathostomata
-
Classe
Archosauromorpha
-
Subclasse
Aves
-
Ordem
Passeriformes
-
Família
Fringillidae
-
Género
Coccothraustes
Características
Tem aproximadamente 18 cm de comprimento. É uma ave grande e compacta, com um bico enorme, cabeça grande e cauda curta. Possui amplas barras brancas nas primárias. O bico é cinzento na Primavera e amarelado no Inverno. Tem a garganta e os loros pretos. Possui uma segunda barra alar nas grandes coberturas superiores. A cauda tem uma ponta branca. As fêmeas são algo apagadas, com um painel cinzento sobre as primárias. Os juvenis não têm a garganta preta e têm marcas nas partes inferiores.
Ecologia
Frequenta bosques e bosquetes de diversos tipos, preferindo povoamentos mistos de sobreiro e pinheiros-mansos. Na Europa efectua 1 postura por ano, sendo a mesma constituída por 4 a 5 ovos. O período de incubação dura 11 a 13 dias. A sua alimentação consiste em sementes grandes e duras e rebentos de árvores e arbustos. Durante a época de reprodução consome alguns invertebrados, nomeadamente lagartas.
Fenologia
Residente (Res)
Estado de Conservação
Pouco Preocupante (LC)
Distribuição Geral
Distribui-se por quase toda a Europa, pela Ásia, até à China e ao Japão e ainda por certas zonas do Norte de África. Em Portugal distribui-se de norte a sul do país, apresentando, contudo, uma distribuição irregular e fragmentada. No Algarve pode ser observado no Baixo Guadiana, na serra de Monchique e nos vales da zona mais ocidental, por exemplo Bordeira e Odeceixe.
Distribuição Geográfica
Referências
Cabral, M.J.(coord.), Almeida, J., Almeida, P.R., Dellinger, T., Ferrand de Almeida, N.,Oliveira, M.E., Palmeirim, J.M., Queiroz, A.I., Rogado, L. & Santos‐Reis, M. 2005.Livro vermelho dos vertebrados de Portugal. 2ª ed. Instituto da Conservaçãoda Natureza/ Assírio & Alvim. Lisboa. 660 pp.
Catry, P., Costa, H., Elias, G., Matias, R., (2010). Aves de Portugal. Ornitologia de território continental. Assírio & Alvim, Lisboa.
Costa, H., Juana, E., & Varela, J. (2011). Aves de Portugal incluindo os arquipélagos dos Açores, da Madeira e das Selvagens.
Gooders, J. (1994). Guia de campo das aves de Portugal e da Europa. Círculo de Leitores.
Assírio & Alvim (2008)- Atlas das aves nidificantes em Portugal.
Turismo do Algarve (2012). Guia de observação de aves no algarve.
http://www.iucnredlist.org/
http://avesdeportugal.info/