Espécie

Circus pygargus (Linnaeus, 1758)

Nome Comum

Águia-caçadeira, Ave, Ave-caçadeira, Papa-ratos, Tartaranhão-caçador

Sem imagem

Características

Águia com 40-45 cm de comprimento e 97-115 cm de envergadura. O macho é cinzento-claro na parte superior com as extremidades das asas pretas e uma listra preta sobre a face dorsal da asa. A face ventral das asas apresenta várias listras avermelhadas (distintivas do tartaranhão-cinzento). A cauda e o uropígio são cinzentos com apenas uma mancha branca no uropígio. A parte inferior é branca, com malhas avermelhadas. A fêmea é castanha com uropígio branco e a cabeça do mesmo tom do peito, com um desenho facial distintivo (fases escuras e banda branca entre estas e os olhos). Os jovens possuem um tom castanho-arruivado e apresentam o peito e o ventre sem estrias.


Ecologia

Espécie estival, que ocorre no nosso país entre os meses de Março/Abril a Agosto/Setembro. Nidifica no solo, sendo o ninho construído pela fêmea com material vegetal: caules de gramíneas, espigas e restolhos. As posturas são compostas por 4 ou 5 ovos e a incubação dura 28 ou 29 dias. O habitat em Portugal é constituído por áreas onde predomina a cerealicultura extensiva,
na qual ocorre a maior parte da população portuguesa e cujos biótopos de nidificação
são as searas de trigo e aveia e, mais raramente, as searas de cevada, pastagens ou pousios, trigo de regadio. Nas serras do norte e do centro, o habitat é constituído por matos de urze, tojo ou giesta, searas de centeio e pastagens de montanha, nidificando em zonas de mato e centeio. Em zonas de estuário e em dunas costeiras poderá nidificar em sapais e em vegetação dunar, respectivamente. A águia-caçadeira captura essencialmente pequenas presas – ortópteros, pequenos répteis, passeriformes, micromamíferos e pequenas crias de aves e mamíferos.


Fenologia

Migrador Reprodutor (MigRep)


Estado de Conservação

Em Perigo (EN)


Distribuição Geral

A águia-caçadeira reproduz-se na Eurásia e norte de África, desde a Península Ibérica e
Marrocos até cerca do paralelo 60, no sul da Sibéria e Ásia norte-central. Inverna na África subsariana, principalmente no Sudão, Etiópia e África do Leste e no subcontinente indiano. Em Portugal ocorre como nidificante em grande parte do território nacional, de norte a sul, em particular na metade este do país, acompanhando a distribuição dos terrenos abertos com searas nas planícies do Alentejo e os planaltos serranos do centro-leste e norte. Está praticamente ausente de grande parte do oeste do
país e do Algarve. No Algarve, esta espécie pode ser observada, durante a época de reprodução, na reserva de Castro Marim.Durante a passagem migratória pode ocorrer junto ao cabo de São Vicente.

Distribuição Geográfica

Referências

Cabral, M.J.(coord.), Almeida, J., Almeida, P.R., Dellinger, T., Ferrand de Almeida, N.,Oliveira, M.E., Palmeirim, J.M., Queiroz, A.I., Rogado, L. & Santos‐Reis, M. 2005.Livro vermelho dos vertebrados de Portugal. 2ª ed. Instituto da Conservaçãoda Natureza/ Assírio & Alvim. Lisboa. 660 pp.

Catry, P., Costa, H., Elias, G., Matias, R., (2010). Aves de Portugal. Ornitologia de território continental. Assírio & Alvim, Lisboa.

Costa, H., Juana, E., & Varela, J. (2011). Aves de Portugal incluindo os arquipélagos dos Açores, da Madeira e das Selvagens.

Gooders, J. (1994). Guia de campo das aves de Portugal e da Europa. Círculo de Leitores.

ICN, 2006. Plano Sectorial da Rede Natura 2000.

Assírio & Alvim (2008)- Atlas das aves nidificantes em Portugal.

Turismo do Algarve (2012). Guia de observação de aves no algarve.

http://www.iucnredlist.org/

http://avesdeportugal.info/