-
Domínio
Eucarya
-
Archaeplastida
-
Reino
Viridiplantae (Plantae)
-
Embryophyta
-
Filo
Angiospermophyta
-
Classe
Magnoliopsida
-
Ordem
Rosidae
-
Ordem
Fabales
-
Família
Fabaceae
-
Género
Ceratonia
Descrição
Árvore de copa ampla e densa, perene. Folhas parapinuladas com 2-5 pares de folíolos lustrosos, ovais e coriáceas, com estípulas muito pequenas e caducas. Flores verdes, numerosas, dipostas em cachos curtos, pétalas nulas. O fruto é uma vagem de até 20X2 cm, glabra e coriácea.
Habitat
Matagais
Época Floração
Julho-Outubro
Estatuto de Protecção
Não tem
Sinonímias
Não tem
Distribuição Geral
Mediterrânica e Macaronésia (Canárias); introduzida ou subespontânea em Portugal e outras zonas de clima temperado. Em Portugal é cultivada no Algarve, no Alentejo e na Serra da Arrábida.
Observações
Planta com interesse Medicinal. A polpa é usada no tratamento de diarreias, vómitos, gastrites, gastrointerites e úlcera gastroduodental. A goma é usada como laxante e coadjuvante em tratamentos de obesidade, diabetes, hipercolesterolemia e consequente prevenção da arteriosclerose. O fruto da albarrobeira (a alfarroba) é largamente usado no fabrico de vários produtos alimentares e não só. A polpa (que constitui 90% do peso do fruto) é utilizada na na forma de farinha na indústria alimentar, como sucedâneo do chocolate, bem como no fabrico doçaria variada como bolachas e bolos, licores, xarope, pão, e ainda no fabrico de rações animais. Por sua vez, da semente extrai-se uma goma, a qual é utilizada em vários produtos pelas suas propriedades de espessante (E410), nomeadamente na indústria farmacêutica (para dar forma a alguns comprimidos), na cosmética (para reter a água), na alimentar (como aditivos para pudins, papas de bebé e estabilizantes de gelados), a têxtil e do papel. É Utilizada como ornamental em jardins. Cultivada em pomares mistos ou extremes (alfarrobais); Fruto comestível – utilizado na confecção de doçaria; Existem vários cultivares (variedades) regionais - Galhosa, Mulata do Espargal, Preta de Lagos, Brava de Lagoa, Canela, etc.