Espécie

Carduelis carduelis (Linnaeus, 1758)

Nome Comum

Pintassilgo, Milheira-grande, Pinta-cardeira

Sem imagem

Características

Tem aproximadamente 12 cm de comprimento. Tem as asas pretas com uma evidente barra larga amarela. O uropígio é branco e a cauda é preta com marcas brancas. Os machos e as fêmeas adultos são semelhantes. Apresentam um padrão facial distintivo de vermelho, branco e preto. O dorso é castanho de tons quentes. O bico é cor de marfim, cónico mas comprido e de ponta fina.Os juvenis têm a cabeça toda castanha, estriada.


Ecologia

Frequenta terrenos arborizados, cultivos arbóreos, baldios abertos e, por vezes, orlas e clareiras de bosques. A sua época de reprodução ocorre entre Março e Julho, podendo esta espécie criar 2 ninhadas por ano. As posturas são compostas por 3 a 7 ovos, que são incubados entre 9 a 14 dias. A sua alimentação é composta essencialmente por pequenas sementes, com preferência por sementes de cardos. Durante a época de nidificação pode consumir alguns invertebrados.


Fenologia

Residente (Res)


Estado de Conservação

Pouco Preocupante (LC)


Distribuição Geral

Distribui-se pela Europa, Ásia e norte de África. Foi introduzida no Uruguai, na Austrália e Nova Zelândia. Em Portugal distribui-se de norte a sul do território, embora seja mais abundante no sul. No Algarve o pintassilgo é muito comum, sendo frequente junto a zonas húmidas desta região, como a ria de Alvor, a lagoa dos Salgados, o Ludo e a Quinta do Lago, assim como nas zonas interiores, de que são exemplo a serra do Caldeirão, de Monchique e a Rocha da Pena. Na zona de Sagres é uma espécie comum, assim como nas planícies adjacentes. Ocorre também na reserva de Castro Marim e no Baixo Guadiana.

Distribuição Geográfica

Referências

Cabral, M.J.(coord.), Almeida, J., Almeida, P.R., Dellinger, T., Ferrand de Almeida, N.,Oliveira, M.E., Palmeirim, J.M., Queiroz, A.I., Rogado, L. & Santos‐Reis, M. 2005.Livro vermelho dos vertebrados de Portugal. 2ª ed. Instituto da Conservaçãoda Natureza/ Assírio & Alvim. Lisboa. 660 pp.

Catry, P., Costa, H., Elias, G., Matias, R., (2010). Aves de Portugal. Ornitologia de território continental. Assírio & Alvim, Lisboa.

Costa, H., Juana, E., & Varela, J. (2011). Aves de Portugal incluindo os arquipélagos dos Açores, da Madeira e das Selvagens.

Gooders, J. (1994). Guia de campo das aves de Portugal e da Europa. Círculo de Leitores.

Assírio & Alvim (2008)- Atlas das aves nidificantes em Portugal.

Turismo do Algarve (2012). Guia de observação de aves no algarve.

http://www.iucnredlist.org/

http://avesdeportugal.info/