-
Domínio
Eucarya
-
Archaeplastida
-
Reino
Viridiplantae (Plantae)
-
Embryophyta
-
Filo
Angiospermophyta
-
Classe
Liliopsida (Monocotiledonea)
-
Subclasse
Commelinidae
-
Ordem
Asparagales
-
Família
Asparagaceae
-
Género
Asparagus
Descrição
Arbusto perene e de aspeto compacto, fortemente espinhoso, semelhante aos tojos. Ramos longos (até 1m), muito ramificados, lenhosos, com caules cobertos por espinhos (cladódios) desiguais, normalmente o central de cada fascículo mais comprido e mais grosso que os restantes, geralmente não mais de 7 por fascículo. Espécie dioica (as plantas são masculinas ou femininas, pois cada individuo gera flores de um único sexo. Flores, pequenas e de cor amarelo esverdeado, axilares,em grupos de 3 a 6 , compedicelo curto. As flores masculinas têm seis estames eretos e robustos com anteras amarelas. As flores femininas um estigma curto com estilo ligeiramente inchado. Os frutos são bagas de estrutura esférica, pequenas e duras, inicialmente verdes e depois negras, na maturação, com1 a 3 sementes.
Ecologia
Matos e matagais xerófilos , sebes e orlas de bosques. Também em dunas litorais, acompanhando matos de camarinha, zimbrais e tojais psamófilos.
Habitat
Matos
Tipo Fisionómico
Nanofanerófito
Época Floração
Julho-Outubro
Estatuto de Protecção
Não tem
Sinonímias
Asparagus aphyllus L. for. macrolados Henriq.
Distribuição Geral
SW Região Mediterrânica
Observações
Não confundir com o Asparagus acutifolius. Neste último, os espinhos (cladódios) são todos do mesmo tamanho e relativamente finos, geralmente agrupados em fascículos com até 20 espinhos. No Asparagus aphyllus os espinhos (cladódios) são desiguais, sendo normalmente o central de cada fascículo mais comprido e mais grosso que os restantes, geralmente não mais de 7 por fascículo.