Espécie

Apus apus (Linnaeus, 1758)

Nome Comum

Andorinhão-preto, Aivão, Catavento, Ferreiro, Gaivão, Guincho, Zilro, Zirro

Sem imagem

Características

Espécie com 17 cm de comprimento. Semelhante às andorinhas, mas com o ventre escuro e as asas em forma de foice. é castanho muito escuro, parecendo preto à distância. Os juvenis apresentam penas de orlas esbranquiçadas mais evidentes sobre o dorso.


Ecologia

Esta espécie surge em estreita associação com o Homem, pelo que é frequente em zonas densamente urbanizadas, incluindo as grandes cidades.Sendo uma espécie estival, está presente no nosso território de Março a Outubro.Têm, em média, 1 ninhada por ano, sendo as posturas compostas por 2 a 3 ovos. O período de incubação dura entre 18 a 24 dias. A sua alimentação é à base de insectos voadores (sem ferrão) e aranhas de pequenas ou médias dimensões.


Fenologia

Migrador Reprodutor (MigRep)


Estado de Conservação

Pouco Preocupante (LC)


Distribuição Geral

Distribui-se por toda a Europa e zona central da Ásia, invernando na zona Centro e Sul de África. Em Portugal, apresenta uma distribuição ampla, abrangendo praticamente todo o país, sendo, contudo, mais numeroso no norte do que no sul. No Algarve é comum durante a passagem migratória e no Verão ao longo de toda a faixa costeira. Também ocorre nas serras de Monchique e Caldeirão.

Distribuição Geográfica

Referências

Cabral, M.J.(coord.), Almeida, J., Almeida, P.R., Dellinger, T., Ferrand de Almeida, N.,Oliveira, M.E., Palmeirim, J.M., Queiroz, A.I., Rogado, L. & Santos‐Reis, M. 2005.Livro vermelho dos vertebrados de Portugal. 2ª ed. Instituto da Conservaçãoda Natureza/ Assírio & Alvim. Lisboa. 660 pp.

Catry, P., Costa, H., Elias, G., Matias, R., (2010). Aves de Portugal. Ornitologia de território continental. Assírio & Alvim, Lisboa.

Costa, H., Juana, E., & Varela, J. (2011). Aves de Portugal incluindo os arquipélagos dos Açores, da Madeira e das Selvagens.

Gooders, J. (1994). Guia de campo das aves de Portugal e da Europa. Círculo de Leitores.

Assírio & Alvim (2008)- Atlas das aves nidificantes em Portugal.

Turismo do Algarve (2012). Guia de observação de aves no algarve.

http://www.iucnredlist.org/

http://avesdeportugal.info/