Espécie

Anthus pratensis (Linnaeus, 1758)

Nome Comum

Petinha-dos-prados, Barvoinha, Cia, Parvinha, Pispis

Sem imagem

Características

Petinha com aproximadamente 15 cm de comprimento. Tem coloração acastanhada com malhas mais escuras e pode apresentar tons esverdeados na plumagem outonal. O peito é castanho-amarelado e o abdómen branco com um malhado denso no peito e flancos. As penas externas da cauda são densas. A unha posterior é comprida e rectilínea.


Ecologia

Os primeiros indivíduos surgem por vezes em finais de Setembro, mas é no mês de Outubro que as petinhas-dos-prados chegam em grande número ao nosso país, podendo ser observadas ao longo
do Outono e do Inverno. Em Março começam a partir, desaparecendo as últimas em princípios de Abril. Frequenta todo o tipo de terrenos agrícolas, pastagens, incultos ou campos encharcados. A sua dieta é constituída por invertebrados, maioritariamente insectos e aranhas e também por algumas sementes de plantas.


Fenologia

Visitante (Vis)


Estado de Conservação

Pouco Preocupante (LC)


Distribuição Geral

Nidifica no norte da Europa e Ásia, passando o Inverno no sul da Europa, norte de África e sul da Ásia. É residente na Irlanda, Grã Bretanha e França. Em Portugal é mais frequente no Sul, apresentando-se em menor número nas zonas serranas e nos planaltos do norte e do centro. No Algarve pode ser observada no Baixo Guadiana, em Castro Marim, na Ria Formosa, na Lagoa dos Salgados, no estuário do Arade, na Ria de Alvor, Sagres, Serras de Monchique e Caldeirão.

Distribuição Geográfica

Referências

Cabral, M.J.(coord.), Almeida, J., Almeida, P.R., Dellinger, T., Ferrand de Almeida, N.,Oliveira, M.E., Palmeirim, J.M., Queiroz, A.I., Rogado, L. & Santos‐Reis, M. 2005.Livro vermelho dos vertebrados de Portugal. 2ª ed. Instituto da Conservaçãoda Natureza/ Assírio & Alvim. Lisboa. 660 pp.

Catry, P., Costa, H., Elias, G., Matias, R., (2010). Aves de Portugal. Ornitologia de território continental. Assírio & Alvim, Lisboa.

Costa, H., Juana, E., & Varela, J. (2011). Aves de Portugal incluindo os arquipélagos dos Açores, da Madeira e das Selvagens.

Gooders, J. (1994). Guia de campo das aves de Portugal e da Europa. Círculo de Leitores.

Turismo do Algarve (2012). Guia de observação de aves no algarve.

http://www.iucnredlist.org/

http://avesdeportugal.info/