Espécie

Anas penelope (Linnaeus, 1758)

Nome Comum

Piadeira, Alfanada, Assobiadeira, Revivo, Serafanada

Sem imagem

Características

É um pato de dimensões médias, com 45-50 cm. O seu bico é curto e cinzento-azulado. Os machos têm a cabeça arruivada e a “testa” amarelo-torrado, o dorso é acinzentado e as infra-caudais pretas. O peito é rosado e as coberturas supra-alares brancas (bem visíveis em voo e uma lista horizontal, quando em repouso). Os “espelhos” são verdes. As fêmeas apresentam na sua plumagem, tons mais escuros de castanho, e o ventre branco.


Ecologia

As piadeiras são invernantes no nosso país, começando a chegar durante o mês de Setembro. As últimas aves são vistas durante Março, por vezes em Abril. Esta espécie ocorre sobretudo nos grandes estuários ou em zonas lagunares costeiras. Frequenta águas pouco profundas, alimentando-se também na faixa entremarés em áreas estuarinas, exclusivamente de matéria vegetal.


Fenologia

Visitante (Vis)


Estado de Conservação

Pouco Preocupante (LC)


Distribuição Geral

Esta espécie distribui-se pela Europa e Ásia durante a nidificação e é sobretudo migradora, invernando mais a sul, até África (Europa, Ásia Ocidental e Norte de África). As zonas de distribuição desta espécie no território Nacional Continental, são
preferencialmente as zonas húmidas costeiras de norte a sul, ocorrendo com menos frequência no interior. No Algarve, o Ludo e a Quinta do Lago são os locais mais favoráveis.

Distribuição Geográfica

Referências

Cabral, M.J.(coord.), Almeida, J., Almeida, P.R., Dellinger, T., Ferrand de Almeida, N.,Oliveira, M.E., Palmeirim, J.M., Queiroz, A.I., Rogado, L. & Santos‐Reis, M. 2005.Livro vermelho dos vertebrados de Portugal. 2ª ed. Instituto da Conservaçãoda Natureza/ Assírio & Alvim. Lisboa. 660 pp.

Catry, P., Costa, H., Elias, G., Matias, R., (2010). Aves de Portugal. Ornitologia de território continental. Assírio & Alvim, Lisboa.

Costa, H., Juana, E., & Varela, J. (2011). Aves de Portugal incluindo os arquipélagos dos Açores, da Madeira e das Selvagens.

Gooders, J. (1994). Guia de campo das aves de Portugal e da Europa. Círculo de Leitores.

Turismo do Algarve (2012). Guia de observação de aves no algarve.

ICN, 2006. Plano Sectorial da Rede Natura 2000.

http://www.iucnredlist.org/

http://avesdeportugal.info/