-
Domínio
Eucarya
-
Unikonta
-
Reino
Animalia
-
Metazoa
-
Eumetazoa
-
Bilateria
-
Deuterostomata
-
Chordata
-
Filo
Craniata
-
Subfilo
Vertebrata
-
Superclasse
Gnathostomata
-
Classe
Archosauromorpha
-
Subclasse
Aves
-
Ordem
Anseriformes
-
Família
Anatidae
-
Género
Anas
Características
Este pequeno pato, o mais pequeno da Europa, tem entre 34 a 38 cm de comprimento. A cabeça do macho é castanho-avermelhada com uma mancha arredondada verde, debruada a amarelo, envolvendo o olho. O dorso e flancos são cinzentos, separados por uma risca lateral preta e branca. A parte traseira preta inclui um triângulo amarelo. A fêmea é acastanhada, com o bico amarelo na base e uma linha branca nos lados da cauda. Em voo, ambos os sexos apresentam um “espelho” verde nas secundárias, limitados por uma barra alar branca à frente.
Ecologia
Espécie gregária, pode ser vista no nosso país, de Agosto a Abril. Distribui-se sobretudo pelo litoral (estuários, lagoas costeiras e pauis) mas é comum em barragens e açudes no interior do país. A marrequinha é omnívoro, embora o consumo de sementes seja muito importante durante o inverno.
Fenologia
Visitante (Vis)
Estado de Conservação
Pouco Preocupante (LC)
Distribuição Geral
Distribui-se praticamente por todo o hemisfério Norte. Na região Paleárctica Ocidental nidifica no Noroeste e Norte da Europa. Inverna na bacia mediterrânica e Europa Central. No Algarve ocorre um pouco por todas as zonas húmidas da região, com especial destaque para a Quinta do Lago, o
Ludo, a lagoa das Dunas Douradas, a lagoa dos Salgados e a reserva de Castro Marim.
Distribuição Geográfica
Referências
Cabral, M.J.(coord.), Almeida, J., Almeida, P.R., Dellinger, T., Ferrand de Almeida, N.,Oliveira, M.E., Palmeirim, J.M., Queiroz, A.I., Rogado, L. & Santos‐Reis, M. 2005.Livro vermelho dos vertebrados de Portugal. 2ª ed. Instituto da Conservaçãoda Natureza/ Assírio & Alvim. Lisboa. 660 pp.
Catry, P., Costa, H., Elias, G., Matias, R., (2010). Aves de Portugal. Ornitologia de território continental. Assírio & Alvim, Lisboa.
Costa, H., Juana, E., & Varela, J. (2011). Aves de Portugal incluindo os arquipélagos dos Açores, da Madeira e das Selvagens.
Gooders, J. (1994). Guia de campo das aves de Portugal e da Europa. Círculo de Leitores.
Turismo do Algarve (2012). Guia de observação de aves no algarve.
ICN, 2006. Plano Sectorial da Rede Natura 2000.
http://www.iucnredlist.org/
http://avesdeportugal.info/