Espécie

Anas acuta (Linnaeus, 1758)

Nome Comum

Arrábio, Rabijunco, Pato-fogueteiro, Rabo-de-alfinete

Sem imagem

Características

É um pato grande, com 51-66 cm de comprimento. A cabeça do macho é castanha-escura, com uma longa lista branca, que se estende do pescoço até ao ventre. Parte superior do corpo é cinzenta e as escapulares são pretas e brancas compridas e descaídas. A parte inferior é cinzenta e a zona posterior dos flancos tem uma mancha branca, sendo a parte traseira preta. A cauda é comprida e possui penas centrais afiladas. O bico e as patas são acinzentados. A fêmea, semelhante à de outros patos de superfície, apresenta a cauda mais comprida e pontiaguda, o bico cinzento-escuro, curto e estreito. A sua plumagem é castanha com malhas um pouco mais escuras, na parte superior.


Ecologia

Espécie invernante e migrador de passagem, começam a chegar normalmente no mês de Outubro (por vezes logo em Setembro), aumentando os seus efectivos em Janeiro e Fevereiro. A s últimas aves são avistadas em Abril, por vezes em Maio. Frequenta estuários, lagoas costeiras, pauis e barragens no interior. A sua dieta assenta, essencialmente, em organismos vegetais e animais, de fundo.


Fenologia

Visitante (Vis)


Estado de Conservação

Pouco Preocupante (LC)


Distribuição Geral

Nidifica na Islândia, Escandinávia, no Norte e Nordeste da Europa e Norte do continente americano. É visitante invernal na Península Ibérica, Reino Unido, Norte de França, Bélgica, Holanda, Alemanha,países junto ao mar Adriático e América Central. No Algarve podem ser observados na Ria Formosa, na zona do Ludo e na Quinta do Lago, assim como na lagoa dos Salgados.

Distribuição Geográfica

Referências

Cabral, M.J.(coord.), Almeida, J., Almeida, P.R., Dellinger, T., Ferrand de Almeida, N.,Oliveira, M.E., Palmeirim, J.M., Queiroz, A.I., Rogado, L. & Santos‐Reis, M. 2005.Livro vermelho dos vertebrados de Portugal. 2ª ed. Instituto da Conservaçãoda Natureza/ Assírio & Alvim. Lisboa. 660 pp.

Catry, P., Costa, H., Elias, G., Matias, R., (2010). Aves de Portugal. Ornitologia de território continental. Assírio & Alvim, Lisboa.

Costa, H., Juana, E., & Varela, J. (2011). Aves de Portugal incluindo os arquipélagos dos Açores, da Madeira e das Selvagens.

Gooders, J. (1994). Guia de campo das aves de Portugal e da Europa. Círculo de Leitores.

Turismo do Algarve (2012). Guia de observação de aves no algarve.

http://www.iucnredlist.org/

http://avesdeportugal.info/