-
Domínio
Eucarya
-
Unikonta
-
Reino
Animalia
-
Metazoa
-
Eumetazoa
-
Bilateria
-
Deuterostomata
-
Chordata
-
Filo
Craniata
-
Subfilo
Vertebrata
-
Superclasse
Gnathostomata
-
Classe
Archosauromorpha
-
Subclasse
Aves
-
Ordem
Charadriiformes
-
Família
Scolopacidae
-
Género
Actitis
Características
Pequena limícola, com cerca de 20 cm de comprimento, castanha e branca. A cabeça, o peito, o dorso e as asas são castanhas. O ventre é branco, sem riscas, sendo a linha divisória bastante bem marcada. As patas são cinzentas ou esverdeadas. A característica identificativa que mais facilmente permite separar esta espécie de outras limícolas é a pequena “língua” branca que a plumagem forma de ambos os lados do pescoço.
Ecologia
Habita vales de montanha e cursos de rios, preferencialmente de água corrente durante o verão, com pequenas ilhas ou praias e sem perturbação humana. Pode utilizar também lagunas, açudes e albufeiras, principalmente com vegetação ripícola e habitats estuarinos (e.g. canais e esteiros de salinas). Durante o Inverno é encontrado principalmente junto a cursos de água interiores e na costa utiliza predominantemente zonas entre-marés, salinas e outros habitats estuarinos. No entanto pode utilizar outros habitats terrestres, principalmente campos agrícolas
alagados. A biologia de reprodução não está ainda estudada para Portugal, contudo as suas posturas são geralmente compostas por 4 ovos e o período de incubação dura entre 21 a 22 dias. A sua dieta é essencialmente constituída por invertebrados aquáticos, nomeadamente por insectos e pequenos crustáceos.
Fenologia
Rep & Vis
Estado de Conservação
VU & VU
Distribuição Geral
Nidifica na Europa, abrangendo a Ásia Central até ao Japão. Durante o Inverno distribui-se principalmente pelo Sul da Europa, África, Sul da Ásia, Indonésia e Austrália. Em Portugal continental, durante a época de nidificação é mais comum no interior do território, ocorrendo principalmente junto a cursos de água corrente, mas encontra-se também em zonas húmidas costeiras; de inverno, distribui-se principalmente por zonas próximo de cursos de água e por zonas costeiras, nomeadamente estuários. No Algarve está presente na ria de Alvor, no estuário do Arade, na lagoa dos Salgados e na lagoa das Dunas Douradas, assim como na reserva de Castro Marim, no Ludo e nas salinas de Tavira e Santa Luzia. Também ocorre junto aos rochedos da Ponta da Piedade. Durante a Primavera, é relativamente fácil de se encontrar nas ribeiras afluentes do Guadiana, nomeadamente na albufeira e na ribeira de Odeleite e na zona de Alcoutim.
Distribuição Geográfica
Referências
Cabral, M.J.(coord.), Almeida, J., Almeida, P.R., Dellinger, T., Ferrand de Almeida, N.,Oliveira, M.E., Palmeirim, J.M., Queiroz, A.I., Rogado, L. & Santos‐Reis, M. 2005.Livro vermelho dos vertebrados de Portugal. 2ª ed. Instituto da Conservaçãoda Natureza/ Assírio & Alvim. Lisboa. 660 pp.
Catry, P., Costa, H., Elias, G., Matias, R., (2010). Aves de Portugal. Ornitologia de território continental. Assírio & Alvim, Lisboa.
Costa, H., Juana, E., & Varela, J. (2011). Aves de Portugal incluindo os arquipélagos dos Açores, da Madeira e das Selvagens.
Gooders, J. (1994). Guia de campo das aves de Portugal e da Europa. Círculo de Leitores.
Assírio & Alvim (2008)- Atlas das aves nidificantes em Portugal.
Turismo do Algarve (2012). Guia de observação de aves no algarve.
http://www.iucnredlist.org/
http://avesdeportugal.info/