Espécie

Acrocephalus arundinaceus (Linnaeus, 1758)

Nome Comum

Rouxinol-grande-dos-caniços, Chinchafães, Pinta-ró-ró

Sem imagem

Características

Ave com aproximadamente 19 cm de comprimento. Possui a parte superior do corpo castanha, marcada por uma listra superciliar pálida e uma listra ocular castanha que se estende do bico até por detrás do olho. A parte inferior do corpo é creme-acastanhada. A coroa é ligeiramente pontiaguda e muitas vezes eriçada. Tem uma cabeça e bico grandes, cauda grande arredondada e asas curtas arredondadas.


Ecologia

Frequenta habitats com manchas de vegetação ripícola como caniçais ou tabuais em ribeiros, em valas de drenagem nas lezírias ou em charcos e açudes do interior. Nidifica em zonas húmidas com povoamentos de caniço, tabua, junco ou bunho. É um visitante estival, que chega geralmente a partir de finais de Março ou início de Abril e está presente no país até Agosto. As suas posturas são, geralmente compostas por 3 a 6 ovos, que são incubados cerca de 14 dias. É uma espécie insectívora.


Fenologia

Migrador Reprodutor (MigRep)


Estado de Conservação

Pouco Preocupante (LC)


Distribuição Geral

Esta espécie distribui-se por quase toda a Europa continental e pela Ásia. As populações europeias invernam na África tropical. Em Portugal esta espécie pode ser considerada razoavelmente comum. Ocorre em todo o país, sendo mais numerosa no litoral centro e sul e mais rara no interior norte e centro. No Algarve, os melhores locais para observar esta espécie são a reserva de Castro Marim, a ria Formosa e o paul de Lagos.

Distribuição Geográfica

Referências

Cabral, M.J.(coord.), Almeida, J., Almeida, P.R., Dellinger, T., Ferrand de Almeida, N.,Oliveira, M.E., Palmeirim, J.M., Queiroz, A.I., Rogado, L. & Santos‐Reis, M. 2005.Livro vermelho dos vertebrados de Portugal. 2ª ed. Instituto da Conservaçãoda Natureza/ Assírio & Alvim. Lisboa. 660 pp.

Catry, P., Costa, H., Elias, G., Matias, R., (2010). Aves de Portugal. Ornitologia de território continental. Assírio & Alvim, Lisboa.

Costa, H., Juana, E., & Varela, J. (2011). Aves de Portugal incluindo os arquipélagos dos Açores, da Madeira e das Selvagens.

Gooders, J. (1994). Guia de campo das aves de Portugal e da Europa. Círculo de Leitores.

Assírio & Alvim (2008)- Atlas das aves nidificantes em Portugal.

Turismo do Algarve (2012). Guia de observação de aves no algarve.

http://www.iucnredlist.org/

http://avesdeportugal.info/