Espécie

Accipiter nisus (Linnaeus, 1758)

Nome Comum

Gavião, Aguião, Aguioto, Gafanhoto, Sapo-leve

Sem imagem

Características

Espécie com 28-38 cm de comprimento e 55-70 cm de envergadura. Cinzento ou cinzento-acastanhado na parte superior com nítida listra superciliar clara na fêmea. O macho possui listras avermelhadas na parte inferior, possuindo a fêmea, listras cinzentas. Os juvenis são parecidos com as fêmeas, sendo mais acastanhados e com listras mais grossas e irregulares. Ambos os sexos possuem caudas compridas com, pelo menos, quatro barras distintas de cor escura.


Ecologia

Esta ave é residente no nosso país, instalando os ninhos em árvores. Na Europa, as posturas são constituídas por 4 a 6 ovos, durando a incubação 33-35 dias. No P.N. da Peneda-Gerês, a época de reprodução inicia-se em Abril-inícios de Maio, sendo os ninhos construídos em carvalhos ou pinheiros. Esta é uma ave típica de paisagens em mosaico ou de orlas florestais, com um misto de bosques, zonas agrícolas, matos e pousios. Alimenta-se quase exclusivamente de ave.


Fenologia

Residente (Res)


Estado de Conservação

Pouco Preocupante (LC)


Distribuição Geral

Tem uma distribuição generalizada na Eurásia e Norte de África. Produz em zonas quentes temperadas e sub-tropicais, desde estepes até às florestas tropicais , da Irlanda ao Japão e ao sul até ao Mediterrâneo. No Algarve durante a época reprodutora o melhor local para observar esta espécie é a serra do Caldeirão. Durante os meses de Setembro e Outubro o gavião é visto com frequência na região de Sagres e cabo de São Vicente.

Distribuição Geográfica

Referências

Cabral, M.J.(coord.), Almeida, J., Almeida, P.R., Dellinger, T., Ferrand de Almeida, N.,Oliveira, M.E., Palmeirim, J.M., Queiroz, A.I., Rogado, L. & Santos‐Reis, M. 2005.Livro vermelho dos vertebrados de Portugal. 2ª ed. Instituto da Conservaçãoda Natureza/ Assírio & Alvim. Lisboa. 660 pp.

Catry, P., Costa, H., Elias, G., Matias, R., (2010). Aves de Portugal. Ornitologia de território continental. Assírio & Alvim, Lisboa.

Costa, H., Juana, E., & Varela, J. (2011). Aves de Portugal incluindo os arquipélagos dos Açores, da Madeira e das Selvagens.

Gooders, J. (1994). Guia de campo das aves de Portugal e da Europa. Círculo de Leitores.

Assírio & Alvim (2008)- Atlas das aves nidificantes em Portugal.

Turismo do Algarve (2012). Guia de observação de aves no algarve.

http://www.iucnredlist.org/

http://avesdeportugal.info/