Espécie

Tadarida teniotis (Rafinesque, 1814)

Nome Comum

Morcego-rabudo

Sem imagem

Características

Morcego de grandes dimensões, com 41 cm de envergadura. O pêlo é curto, macio e fino, de coloração preto-acinzentado a cinzento-fumo com tons acastanhados na região dorsal e um pouco mais claro, na região ventral. As orelhas, o focinho e as membranas alares são preto-acinzentadas. As orelhas são compridas e largas, projectando-se para a frente, para cima dos olhos e da face. O rebordo externo da orelha é mais largo aproximadamente à altura dos olhos, com uma dobra de pele rectangular (anti-trago). O focinho é comprido, o lábio superior tem 5 pregas, as narinas estão viradas para a frente e o olhos são grandes. A membrana caudal é curta com 1/3 a 1/2 da cauda a sair para fora da membrana. O esporão não tem lóbulo pós-calcâneo. As asas são muito estreitas e compridas, iniciando-se a membrana lateral no calcanhar. As pernas são curtas e fortes permitindo à espécie correr e trepar em fendas.


Ecologia

Espécie nocturna, sai geralmente tarde ao anoitecer. É provavelmente migrador ou ocasionalmente migrador. A maturidade sexual das fêmeas é atingida no 1º ano de idade, dando origem a 1 cria por ninhada. Têm 2 glândulas mamárias. Consome insectos voadores. Abriga-se geralmente em fendas rochosas, mas também em edifícios. Utiliza uma grande variedade de biótopos agrícolas e florestais, tais como montados e pinhais mansos. Os abrigos de Verão correspondem a fendas de rochas, sopé de penhascos calcários e grutas (no tecto), e em fendas de edifícios. Desconhecem-se os locais de hibernação. A longevidade máxima registada é de 10 anos.


Fenologia

Residente (Res)


Estado de Conservação

Informação Insuficiente (DD)


Distribuição Geral

Esta espécie ocorre desde as Ilhas Canárias pelo Norte de África, Sul da Europa
e Sul da Ásia Paleárctica até ao Sul da China . Está presente em grande parte do território continental. Foi referida por Dobson (1878) para a Madeira, mas não se conhecem desde então quaisquer registos no arquipélago.

Distribuição Geográfica

Referências

Cabral, M.J.(coord.), Almeida, J., Almeida, P.R., Dellinger, T., Ferrand de Almeida, N.,Oliveira, M.E., Palmeirim, J.M., Queiroz, A.I., Rogado, L. & Santos‐Reis, M. 2005.Livro vermelho dos vertebrados de Portugal. 2ª ed. Instituto da Conservaçãoda Natureza/ Assírio & Alvim. Lisboa. 660 pp.

Macdonald, D. & Barret, P. (1993). Mamíferos de Portugal e Europa – Guia Fapas.

Rodrigues L., A. Rainho e J.M. Palmeirim. 2010. Natureza 2011, Ano do Morcego. ICNB. ISBN 978-972-775-211-9.

http://www.iucnredlist.org/

Relatório Nacional de Implementação da Directiva Habitats (ICNB, 2008).