Espécie

Sylvia undata (Boddaert,1783)

Nome Comum

Toutinegra-do-mato, Felosa-do-mato, Carriça-do-mato, Chede, Flecha

  • Sylvia undata

Características

Ave com aproximadamente 13 cm de comprimento. Possui a parte superior cinzento-acastanhada, mais acinzentada na cabeça. A parte inferior é castanho-escura cor de vinho com pintas brancas espaçadas na garganta. Possuem o anel orbital vermelho e as patas alaranjadas. Tem uma longa cauda, que se encontra muitas vezes arrebitada quando se encontra empoleirada. Os juvenis são mais “apagados” e têm o peito castanho escuro.


Ecologia

Espécie típica de matos extensos, que podem ser de urzes, carquejas, giestas, tojos, sargaços, estevas ou carrascos. Pode ainda surgir em bosques abertos, de sobreiros, azinheiras, carvalhos ou pinheiros desde que com um sub-bosque desenvolvido. A sua biologia de reprodução, em Portugal, não está ainda estudada, contudo existem dados que confirmam posturas no final de Fevereiro e em meados de Junho. Podem criar 2 ninhadas por ano, sendo as posturas constituídas por 3 a 5 ovos. O período de incubação dura entre 12 a 14 dias. A espécie consome maioritariamente insectos, podendo, contudo, ingerir material de origem vegetal na época fria.


Fenologia

Residente (Res)


Estado de Conservação

Pouco Preocupante (LC)


Distribuição Geral

Distribui-se pelo sudoeste da Europa e norte de África. Em Portugal encontra-se de norte a sul do país, embora a sua distribuição seja fragmentada. No Algarve o Ludo, a ria de Alvor e o cabo de São Vicente são os melhores locais para a observação desta toutinegra nas passagens e durante o Inverno. No período reprodutor, pode ser vista com facilidade nas serras do Caldeirão e
Monchique.

Distribuição Geográfica

Referências

Cabral, M.J.(coord.), Almeida, J., Almeida, P.R., Dellinger, T., Ferrand de Almeida, N.,Oliveira, M.E., Palmeirim, J.M., Queiroz, A.I., Rogado, L. & Santos‐Reis, M. 2005.Livro vermelho dos vertebrados de Portugal. 2ª ed. Instituto da Conservaçãoda Natureza/ Assírio & Alvim. Lisboa. 660 pp.

Catry, P., Costa, H., Elias, G., Matias, R., (2010). Aves de Portugal. Ornitologia de território continental. Assírio & Alvim, Lisboa.

Costa, H., Juana, E., & Varela, J. (2011). Aves de Portugal incluindo os arquipélagos dos Açores, da Madeira e das Selvagens.

Gooders, J. (1994). Guia de campo das aves de Portugal e da Europa. Círculo de Leitores.

Assírio & Alvim (2008)- Atlas das aves nidificantes em Portugal.

Turismo do Algarve (2012). Guia de observação de aves no algarve.

http://www.iucnredlist.org/

http://avesdeportugal.info/