Espécie

Sylvia melanocephala (J. F. Gmelin, 1789)

Nome Comum

Toutinegra-dos-valados, Flecha, Fulecra, Fura-moitas, Toutinegra-de-cabeça-preta

Sem imagem

Características

Toutinegra com cerca de 13 cm de comprimento. O macho possui um barrete preto que se estende abaixo do proeminente olho com anel orbital vermelho. A parte superior é cinzento-ardósia e a cauda tem margens e extremidades brancas largas. A parte inferior é branca com flancos cinzentos. A fêmea é semelhante mas mais acastanhada.


Ecologia

Esta espécie ocupa áreas com matos, sebes, matas ripícolas, sapais e biótopos florestais com sub-bosque. No sul é abundante em estevais e silvados, em pomares, montados e olivais abandonados e em matagais mediterrânicos. No norte encontra-se junto a linhas de água, em piornais, urzais e pinhais com sub-bosque. O período de reprodução parece ocorrer entre finais de Março e Julho, ocorrendo duas posturas por Primavera. Cada postura é constituída por 3 a 5 ovos, que são incubados durante 12 ou 13 dias. Durante a Primavera e Verão, esta espécie é fundamentalmente insectívora e durante o Outono e Inverno junta à sua dieta bagas e frutos.


Fenologia

Residente (Res)


Estado de Conservação

Pouco Preocupante (LC)


Distribuição Geral

É uma espécie de distribuição circunmediterrânea que ocupa permanentemente o Norte de África, Canárias e todas as penínsulas e grandes ilhas do Mediterrâneo. Em Portugal, distribui-se por todo o país, sendo contudo escassa em algumas zonas mais a norte. No Algarve é abundante no barrocal e em algumas zonas com matos costeiros, tais como a Rocha da Pena e a Fonte Benémola, no primeiro caso, e o cabo de São Vicente e os vales das ribeiras de Odeceixe e Aljezur, no segundo. Também está presente junto a algumas zonas húmidas, como é o caso do Baixo Guadiana, reserva de Castro Marim, ria de Alvor, Quinta do Lago, Ludo, Lagoa dos Salgados e salinas de Tavira e Santa Luzia, assim como na serra de Monchique e do Caldeirão.

Distribuição Geográfica

Referências

Cabral, M.J.(coord.), Almeida, J., Almeida, P.R., Dellinger, T., Ferrand de Almeida, N.,Oliveira, M.E., Palmeirim, J.M., Queiroz, A.I., Rogado, L. & Santos‐Reis, M. 2005.Livro vermelho dos vertebrados de Portugal. 2ª ed. Instituto da Conservaçãoda Natureza/ Assírio & Alvim. Lisboa. 660 pp.

Catry, P., Costa, H., Elias, G., Matias, R., (2010). Aves de Portugal. Ornitologia de território continental. Assírio & Alvim, Lisboa.

Costa, H., Juana, E., & Varela, J. (2011). Aves de Portugal incluindo os arquipélagos dos Açores, da Madeira e das Selvagens.

Gooders, J. (1994). Guia de campo das aves de Portugal e da Europa. Círculo de Leitores.

Assírio & Alvim (2008)- Atlas das aves nidificantes em Portugal.

Turismo do Algarve (2012). Guia de observação de aves no algarve.

http://www.iucnredlist.org/

http://avesdeportugal.info/