Espécie

Sylvia hortensis (J. F. Gmelin, 1789)

Nome Comum

Felosa-real, Toutinegra-real, Floucho, Picança

Sem imagem

Características

Tem aproximadamente 15 cm de comprimento. O macho apresenta um barrete preto pouco definido que se estende abaixo do olho amarelo-claro, fundindo-se com a parte superior castanho-acinzentada. A cauda tem penas externas brancas. A garganta é branca e a restante parte inferior é castanho-rosado. A fêmea é semelhante ao macho mas a coroa é castanha-acinzentada, praticamente da mesma cor de toda a parte superior do corpo. Os juvenis têm o “capuz” castanho e a garganta esbranquiçada.


Ecologia

Ocorre numa grande variedade de habitats florestais relativamente abertos, tais como
montados de sobro Quercus suber e azinho Quercus rotundifolia e olivais. Geralmente o
coberto arbustivo nas áreas de ocorrência é reduzido ou inexistente. Esta espécie é estival e pode ser ouvida a cantar sobretudo de meados de Abril a meados de Junho. Por norma cria 1 ninhada por ano, sendo as posturas compostas por 3 a 5 ovos. A incubação dura 12 a 13 dias. Esta é uma ave insectívora, podendo contudo, complementar a sua alimentação com frutos e bagas durante o Outono.


Fenologia

Migrador Reprodutor (MigRep)


Estado de Conservação

Quase Ameaçado (NT)


Distribuição Geral

Durante a época de reprodução distribui-se pelo Sul da Europa, Noroeste de África, Ásia
Menor, Transcaucásia e Ásia Central. Em Portugal é uma espécie distribuída por todo o continente, mas com densidades populacionais bastante baixas. No Algarve ocorre no interior da região, nomeadamente nas serra do Caldeirão e Monchique.

Distribuição Geográfica

Referências

Cabral, M.J.(coord.), Almeida, J., Almeida, P.R., Dellinger, T., Ferrand de Almeida, N.,Oliveira, M.E., Palmeirim, J.M., Queiroz, A.I., Rogado, L. & Santos‐Reis, M. 2005.Livro vermelho dos vertebrados de Portugal. 2ª ed. Instituto da Conservaçãoda Natureza/ Assírio & Alvim. Lisboa. 660 pp.

Catry, P., Costa, H., Elias, G., Matias, R., (2010). Aves de Portugal. Ornitologia de território continental. Assírio & Alvim, Lisboa.

Costa, H., Juana, E., & Varela, J. (2011). Aves de Portugal incluindo os arquipélagos dos Açores, da Madeira e das Selvagens.

Gooders, J. (1994). Guia de campo das aves de Portugal e da Europa. Círculo de Leitores.

Assírio & Alvim (2008)- Atlas das aves nidificantes em Portugal.

Turismo do Algarve (2012). Guia de observação de aves no algarve.

http://www.iucnredlist.org/

http://avesdeportugal.info/