Espécie

Sylvia conspicillata (Temminck, 1820)

Nome Comum

Toutinegra-tomilheira, Toutinegra-de-óculos

Sem imagem

Características

Tem aproximadamente 12 cm de comprimento e faz lembra um papa-amoras-comum pequeno e colorido. O macho apresenta a cabeça cinzenta com os loros escuros, a garganta branca conspícua, o peito rosado e o abdómen branco. O dorso é cinzento e as asas castanhas com margens arruivadas bem visíveis. A cauda possui penas externas brancas. A fêmea é mais castanha na cabeça e no dorso, menos rosada na parte inferior, com as mesmas asas castanho-avermelhadas. Ambos os sexos possuem centros escuros nas terciárias, a cabeça grande e o anel orbital branco. Os juvenis são acastanhados e pálidos, parecidos com os do papa-amoras-comum.


Ecologia

Em Portugal continental ocorre em matos pouco desenvolvidos com clareiras e moitas altas. Em Mourão (Alentejo), esta espécie possui ovos desde o início de Abril até finais de Junho, criando normalmente 2 posturas por ano. Tem em média 4 ovos por ninhada, durando a incubação 12 a 13 dias. Esta espécie é essencialmente insectívora, consumindo, por vezes, frutos e bagas em determinadas épocas do ano.


Fenologia

Migrador Reprodutor (MigRep)


Estado de Conservação

Quase Ameaçado (NT)


Distribuição Geral

Durante a época de reprodução ocorre de forma muito fragmentada na região
mediterrânica. Nas ilhas da Macaronésia está ausente dos Açores, ocorrendo nos outros arquipélagos como uma subespécie residente endémica S. c. orbitalis. Em Portugal Continental é uma espécie relativamente rara, com distribuição localizada sobretudo no Algarve, Baixo Alentejo e Beira Alta. No Arquipélago da Madeira ocorre nas ilha da Madeira e do Porto Santo. No Algarve, o sapal de Castro Marim e a zona do cabo de São Vicente são os dois melhores locais da região para observar esta toutinegra.

Distribuição Geográfica

Referências

Cabral, M.J.(coord.), Almeida, J., Almeida, P.R., Dellinger, T., Ferrand de Almeida, N.,Oliveira, M.E., Palmeirim, J.M., Queiroz, A.I., Rogado, L. & Santos‐Reis, M. 2005.Livro vermelho dos vertebrados de Portugal. 2ª ed. Instituto da Conservaçãoda Natureza/ Assírio & Alvim. Lisboa. 660 pp.

Catry, P., Costa, H., Elias, G., Matias, R., (2010). Aves de Portugal. Ornitologia de território continental. Assírio & Alvim, Lisboa.

Costa, H., Juana, E., & Varela, J. (2011). Aves de Portugal incluindo os arquipélagos dos Açores, da Madeira e das Selvagens.

Gooders, J. (1994). Guia de campo das aves de Portugal e da Europa. Círculo de Leitores.

Assírio & Alvim (2008)- Atlas das aves nidificantes em Portugal.

Turismo do Algarve (2012). Guia de observação de aves no algarve.

http://www.iucnredlist.org/

http://avesdeportugal.info/