Espécie

Sylvia communis (Latham, 1787)

Nome Comum

Papa-amoras, Amoreira, Charrasca, Fulecra, Pica-amoras

Sem imagem

Características

Ave com aproximadamente 14 cm de comprimento. Tem a garganta branca (chamativa), um painel arruivado nas asas e a cauda comprida com as rectrizes exteriores brancas. A parte superior do corpo é castanho-acinzentada, a cabeça é cinzenta no macho e castanho-clara na fêmea e no juvenil. O peito é rosado, o abdómen branco e as patas claras.


Ecologia

Durante a época de nidificação ocorre em piornais, urzais, tojais, silvados, orlas de lameiros e ouras sebes vivas, arbustos ripícolas, florestas com sub-bosque denso e outras áreas com matos. Durante as migrações pode frequentar todo o tipo de matos e sebes, bosques com estrato arbustivo e pomares. A reprodução do papa-amoras não está estudada em Portugal, contudo sabe-se que os machos cantam desde o início de Abril até ao fim de Junho. Segundo dados europeus, cada casal cria 1 ou 2 ninhadas por ano, sendo as posturas compostas por 4 a 5 ovos. O período de incubação é de 11 a 12 dias. Esta espécie é essencialmente insectívora, contudo no final do Verão e no Outono também se alimenta de frutos e bagas.


Fenologia

Migrador Reprodutor (MigRep)


Estado de Conservação

Pouco Preocupante (LC)


Distribuição Geral

Distribui-se pela Europa, oeste da Ásia e centro e sul de África. Em Portugal, a população reprodutora cinge-se ao norte do país com excepção de um pequeno núcleo isolado na serra de Monchique. Durante as migrações ocorre em todo o país. No Algarve está presente durante a Primavera na serra de Monchique, onde cria nas cotas mais elevadas. Na passagem outonal ocorre um pouco por toda a região, sendo a zona de Sagres, o cabo de São Vicente e a ria de Alvor os melhores locais para a observação durante essa época.

Distribuição Geográfica

Referências

Cabral, M.J.(coord.), Almeida, J., Almeida, P.R., Dellinger, T., Ferrand de Almeida, N.,Oliveira, M.E., Palmeirim, J.M., Queiroz, A.I., Rogado, L. & Santos‐Reis, M. 2005.Livro vermelho dos vertebrados de Portugal. 2ª ed. Instituto da Conservaçãoda Natureza/ Assírio & Alvim. Lisboa. 660 pp.

Catry, P., Costa, H., Elias, G., Matias, R., (2010). Aves de Portugal. Ornitologia de território continental. Assírio & Alvim, Lisboa.

Costa, H., Juana, E., & Varela, J. (2011). Aves de Portugal incluindo os arquipélagos dos Açores, da Madeira e das Selvagens.

Gooders, J. (1994). Guia de campo das aves de Portugal e da Europa. Círculo de Leitores.

Assírio & Alvim (2008)- Atlas das aves nidificantes em Portugal.

Turismo do Algarve (2012). Guia de observação de aves no algarve.

http://www.iucnredlist.org/

http://avesdeportugal.info/