Espécie

Sylvia cantillans (Pallas, 1764)

Nome Comum

Toutinegra-de-bigodes, Toutinegra-carrasqueira

Sem imagem

Características

Ave com aproximadamente 12 cm de comprimento. Os machos adultos possuem as partes dorsais cinzentas, o peito cor-de-tijolo e um comprido bigode branco. As fêmeas têm o dorso acastanhado e as partes inferiores esbranquiçadas, mas possuem um bigode bem visível. Os juvenis e os indivíduos de 1º Inverno são cremes, têm o bigode menos pronunciado e o anel orbital pálido. O bico é escuro e curto. A cauda é escura, algo arredondada, com rectrizes exteriores brancas.


Ecologia

Espécie típica de matos mediterrânicos bem desenvolvidos, com preferência por aqueles que apresentam árvores dispersas, nomeadamente: estevais, giestais, urzais, azinhais, medronhais. Pode ainda surgir em matas ribeirinhas e em sebes arbóreas ou arbustivas e em povoamentos florestais diversos. Em Portugal, o canto desta espécie faz-se ouvir de meados de Março a meados de Junho. Procuram criar 2 ninhadas por Primavera, contendo cada postura 3 a 4 ovos. O período de incubação dura entre 11 a 12 dias. Esta espécie é maioritariamente insectívora, embora possa consumir bagas e frutos no final do Verão.


Fenologia

Migrador Reprodutor (MigRep)


Estado de Conservação

Pouco Preocupante (LC)


Distribuição Geral

Distribui-se pelo sul da Europa e norte de África. Em Portugal, encontra-se de norte a sul, sendo, contudo, mais abundante no interior do país. No Algarve distribui-se como nidificante pelas serras do interior, podendo ser observada na serras do Caldeirão e de
Espinhaço de Cão e ainda no vale do Guadiana. Durante as passagens migratórias ocorre igualmente junto à costa,
nomeadamente na ria de Alvor e no cabo de São Vicente.

Distribuição Geográfica

Referências

Cabral, M.J.(coord.), Almeida, J., Almeida, P.R., Dellinger, T., Ferrand de Almeida, N.,Oliveira, M.E., Palmeirim, J.M., Queiroz, A.I., Rogado, L. & Santos‐Reis, M. 2005.Livro vermelho dos vertebrados de Portugal. 2ª ed. Instituto da Conservaçãoda Natureza/ Assírio & Alvim. Lisboa. 660 pp.

Catry, P., Costa, H., Elias, G., Matias, R., (2010). Aves de Portugal. Ornitologia de território continental. Assírio & Alvim, Lisboa.

Costa, H., Juana, E., & Varela, J. (2011). Aves de Portugal incluindo os arquipélagos dos Açores, da Madeira e das Selvagens.

Gooders, J. (1994). Guia de campo das aves de Portugal e da Europa. Círculo de Leitores.

Assírio & Alvim (2008)- Atlas das aves nidificantes em Portugal.

Turismo do Algarve (2012). Guia de observação de aves no algarve.

http://www.iucnredlist.org/

http://avesdeportugal.info/