-
Domínio
Eucarya
-
Unikonta
-
Reino
Animalia
-
Metazoa
-
Eumetazoa
-
Bilateria
-
Deuterostomata
-
Chordata
-
Filo
Craniata
-
Subfilo
Vertebrata
-
Superclasse
Gnathostomata
-
Classe
Mammalia
-
Ordem
Insectivora
-
Família
Soricidae
-
Género
Suncus

Características
É um dos mamíferos terrestres mais pequenos do mundo com apenas 3,5 a 5,2 cm de comprimento cabeça-corpo. O dorso é castanho-acinzentado e o ventre cinzento-claro. Tem pêlos compridos dispersos pela pelagem, especialmente na cauda e no focinho, conferindo-lhe um aspecto ligeiramente gelado.Tem os dentes brancos, 4 deles são unicúspides. As orelhas são grandes e protuberantes. Tem duas mudas por ano, a primeira no Outono quando os indivíduos se tornam mais escuros e com o pêlo mais espesso e a segunda na Primavera.
Ecologia
A espécie apresenta períodos alternados de actividade e descanso, mas é essencialmente nocturno. Os nascimentos ocorrem entre Março/Abril e Setembro/Outubro, após 27 a 28 dias de gestação. As fêmeas podem ter mais do que uma ninhada por ano e normalmente originam 2 a 5 crias por ninhada. Aparentemente, todos os sub-adultos, atingem a maturidade sexual após o Inverno. Durante a época de reprodução formam casais e toleram os juvenis no ninho por muito tempo. Durante o Inverno, ficam agressivos perante a presença de indivíduos da mesma espécie. Consomem invertebrados do tamanho de gafanhotos. Habitam preferencialmente terrenos abertos, prados, matagais, jardins e florestas caducifólias. É frequentemente encontrado em paredes secas de rocha e ruínas. A longevidade máxima é de cerca de 18 meses.
Fenologia
Residente (Res)
Estado de Conservação
Pouco Preocupante (LC)
Distribuição Geral
Esta espécie distribui-se pelo Sul da Europa, Norte de África, e alguns países asiáticos. Em Portugal, parece ser mais abundante no Centro e Sul do país. No Algarve, esta espécie foi confirmada, no parque natural da Ria Formosa e na Reserva Natural do Sapal de Castro Marim.
Distribuição Geográfica
Referências
Cabral, M.J.(coord.), Almeida, J., Almeida, P.R., Dellinger, T., Ferrand de Almeida, N.,Oliveira, M.E., Palmeirim, J.M., Queiroz, A.I., Rogado, L. & Santos‐Reis, M. 2005.Livro vermelho dos vertebrados de Portugal. 2ª ed. Instituto da Conservaçãoda Natureza/ Assírio & Alvim. Lisboa. 660 pp.
Macdonald, D. & Barret, P. (1993). Mamíferos de Portugal e Europa – Guia Fapas.
Lavinas, C. 2004. Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António, uma contribuição para a sua gestão. Instituto da Conservação da Natureza / Centro de Zonas Húmidas.
Vicente, M. (2004). Caracterização da Fauna do Parque Natural da Ria Formosa (Estudo Inserido no Âmbito da Revisão do Plano de Ordenamento do PNRF). ICN
http://www.iucnredlist.org/