Espécie

Streptopelia turtur (Linnaeus, 1758)

Nome Comum

Rola-brava, Rola-comum

Sem imagem

Características

Ave com aproximadamente 27 cm de comprimento. É castanho-acinzentada na cabeça e no dorso e rosada na parte inferior. As penas dorsais têm centros escuros e amplas orlas arruivadas. A cauda é preta com a extremidade branca. Apresenta listras no pescoço pretas e brancas sujas. Os juvenis são acastanhados e não têm marcas no pescoço.


Ecologia

A rola-brava frequenta uma grande variedade de habitats florestais e mistos, apresentando uma clara preferência por associações de terrenos cultivados e por pastagens com manchas de vegetação arbórea. A época de nidificação inicia-se em Maio, prolongando-se até Agosto. Constrói o ninho em árvores, arbustos altos ou sebes. Em média, as posturas são compostas por 2 ovos, durando o período de incubação entre 13 a 14 dias. Segundo um estudo realizado no barlavento algarvio, durante a época venatória, apurou-se que a sua dieta é maioritariamente constituída por sementes.


Fenologia

Migrador Reprodutor (MigRep)


Estado de Conservação

Pouco Preocupante (LC)


Distribuição Geral

Distribui-se pelo Paleárctico ocidental, através da Europa e do norte de África e, para leste, do Próximo Oriente até às montanhas Altai ocidentais e ao noroeste da China. Ocorre em toda a Europa, incluindo os arquipélagos da Macaronésia. Em Portugal distribui-se por todo o território, contudo, como nidificante é mais abundante na metade norte do país, especialmente em Trás-os-Montes. No Algarve é pouco comum como nidificante, observa-se junto à lagoa das Dunas Douradas e na região de Alcoutim. Durante a passagem migratória outonal, estas rolas aparecem nas ilhas da ria Formosa, na ria de Alvor e no cabo de São Vicente.

Distribuição Geográfica

Referências

Cabral, M.J.(coord.), Almeida, J., Almeida, P.R., Dellinger, T., Ferrand de Almeida, N.,Oliveira, M.E., Palmeirim, J.M., Queiroz, A.I., Rogado, L. & Santos‐Reis, M. 2005.Livro vermelho dos vertebrados de Portugal. 2ª ed. Instituto da Conservaçãoda Natureza/ Assírio & Alvim. Lisboa. 660 pp.

Catry, P., Costa, H., Elias, G., Matias, R., (2010). Aves de Portugal. Ornitologia de território continental. Assírio & Alvim, Lisboa.

Costa, H., Juana, E., & Varela, J. (2011). Aves de Portugal incluindo os arquipélagos dos Açores, da Madeira e das Selvagens.

Gooders, J. (1994). Guia de campo das aves de Portugal e da Europa. Círculo de Leitores.

Assírio & Alvim (2008)- Atlas das aves nidificantes em Portugal.

Turismo do Algarve (2012). Guia de observação de aves no algarve.

http://www.iucnredlist.org/

http://avesdeportugal.info/