Espécie

Sterna sandvicensis (Latham, 1787)

Nome Comum

Garajau-comum, Garajau-de-bico-preto, Charrana, Garão, Gragéu, Grazina

Sem imagem

Características

Ave costeira, com cerca de 40 cm de comprimento. Possui as patas pretas e o bico preto, comprido e com a extremidade amarela.O barrete é preto, formando uma crista despenteada, na parte traseira da coroa. A fronte é branca no Inverno. A parte superior é cinzenta-clara e a parte inferior é branca. Os juvenis têm as penas do dorso orladas a preto. Os indivíduos de 1º Inverno mantêm terciárias e rectrizes de juvenil.


Ecologia

Esta espécie inverna ao longo da orla costeira, frequentando a orla marítima, estuários, aquaculturas, lagoas costeiras e , por vezes, troços de rio no interior. A sua dieta é, essencialmente, constituída por pequenos peixes.


Fenologia

Visitante (Vis)


Estado de Conservação

Quase Ameaçado (NT)


Distribuição Geral

Espécie com distribuição muito alargada. A área de nidificação compreende zonas costeiras da América do Norte e do Sul, Caraíbas e Eurásia. A subespécie nominal Sterna sandvicensis sandvicensis nidifica em zonas costeiras da Europa Ocidental (França, Bélgica, Holanda, Dinamarca e Grã-Bretanha), mar Báltico, mar Negro, mar Cáspio, mar de Azov e Mediterrâneo Ocidental. As populações da Europa Ocidental invernam sobretudo entre a Mauritânia e a África do Sul. As populações do mar Negro, mar Cáspio e mar de Azov invernam sobretudo no mar Negro e Mediterrâneo Oriental. Os indivíduos que invernam em Portugal distribuem-se ao longo da costa continental, ocorrendo sobretudo na Ria de Aveiro, estuários do Tejo e Sado, Ria de Alvor e Ria Formosa. Na região do Algarve pode ser observada em passagem no Cabo de São Vicente, e embora os melhores locais de observação incluam o estuário do Arade, a ria de Alvor, a ria Formosa e a reserva de Castro Marim (nestas zonas húmidas pode igualmente ser vista, em pequenos números, durante o Inverno). Pode ainda ser observada na Lagoa dos Salgados.

Distribuição Geográfica

Referências

Cabral, M.J.(coord.), Almeida, J., Almeida, P.R., Dellinger, T., Ferrand de Almeida, N.,Oliveira, M.E., Palmeirim, J.M., Queiroz, A.I., Rogado, L. & Santos‐Reis, M. 2005.Livro vermelho dos vertebrados de Portugal. 2ª ed. Instituto da Conservaçãoda Natureza/ Assírio & Alvim. Lisboa. 660 pp.

Catry, P., Costa, H., Elias, G., Matias, R., (2010). Aves de Portugal. Ornitologia de território continental. Assírio & Alvim, Lisboa.

Costa, H., Juana, E., & Varela, J. (2011). Aves de Portugal incluindo os arquipélagos dos Açores, da Madeira e das Selvagens.

Gooders, J. (1994). Guia de campo das aves de Portugal e da Europa. Círculo de Leitores.

http://www.iucnredlist.org/

http://avesdeportugal.info/