Espécie

Serinus serinus (Linnaeus, 1766)

Nome Comum

Chamariz, Milheirinha-europeia, Canário-bravo, Cerezino, Pintassilga-feia, Serino

Sem imagem

Características

Ave com aproximadamente 11 cm de comprimento. É uma ave pequena, de tom amarelo-esverdeado, com o uropígio amarelo que se destaca. Os machos apresentam uma tonalidade amarela intensa na parte da fronte, na lista superciliar, nos lados do pescoço, na garganta e no peito. O bico é diminuto. Possui duas barras alares finas, pouco chamativas. A cauda é uniforme. Tem estrias no dorso, flancos e peito (no caso das fêmeas). Os juvenis são castanho-claros, sem amarelo, muito estriados.


Ecologia

Como nidificante frequenta todo o tipo de biótopos desde que possuam árvores, nomeadamente bosques, bosquetes, pomares, matas ribeirinhas e áreas agrícolas com sebes ou árvores dispersas. Também é comum em zonas urbanas. No Inverno pode ocupar áreas abertas, em terrenos incultos, pousios, pastagens e restolhos. A época de nidificação inicia-se em finais de Fevereiro ou em finais de Março. Segundo um estudo realizado em Coimbra, as posturas são compostas por 2 a 5 ovos, que são incubados durante 13 dias. A sua dieta é composta por sementes e outras matérias vegetais, podendo consumir pequenos invertebrados.


Fenologia

Residente (Res)


Estado de Conservação

Pouco Preocupante (LC)


Distribuição Geral

Distribui-se pela Europa, norte de África, Síria, Jordânia e Iraque. Em Portugal, distribui-se de norte a sul do país, sendo uma das aves mais comuns do nosso território continental. No Algarve a espécie está presente no Baixo Guadiana, na Quinta do Lago e no Ludo, bem como na reserva de Castro Marim, na ria de Alvor, estuário do Arade e nas serras de Monchique e Caldeirão. Ocorre também nas lagoas dos Salgados, das Dunas Douradas e do Garrão, bem como na Rocha da Pena e na Ponta da Piedade.

Distribuição Geográfica

Referências

Cabral, M.J.(coord.), Almeida, J., Almeida, P.R., Dellinger, T., Ferrand de Almeida, N.,Oliveira, M.E., Palmeirim, J.M., Queiroz, A.I., Rogado, L. & Santos‐Reis, M. 2005.Livro vermelho dos vertebrados de Portugal. 2ª ed. Instituto da Conservaçãoda Natureza/ Assírio & Alvim. Lisboa. 660 pp.

Catry, P., Costa, H., Elias, G., Matias, R., (2010). Aves de Portugal. Ornitologia de território continental. Assírio & Alvim, Lisboa.

Costa, H., Juana, E., & Varela, J. (2011). Aves de Portugal incluindo os arquipélagos dos Açores, da Madeira e das Selvagens.

Gooders, J. (1994). Guia de campo das aves de Portugal e da Europa. Círculo de Leitores.

Assírio & Alvim (2008)- Atlas das aves nidificantes em Portugal.

Turismo do Algarve (2012). Guia de observação de aves no algarve.

http://www.iucnredlist.org/

http://avesdeportugal.info/