-
Domínio
Eucarya
-
Unikonta
-
Reino
Animalia
-
Metazoa
-
Eumetazoa
-
Bilateria
-
Deuterostomata
-
Chordata
-
Filo
Craniata
-
Subfilo
Vertebrata
-
Superclasse
Gnathostomata
-
Classe
Lepidosauromorpha
-
Ordem
Squamata
-
Subordem
Lacertilia (Sauria)
-
Família
Lacertidae
-
Género
Psammodromus
Características
Lagartixa de tamanho média, podendo atingir cerca de 30 cm de comprimento total. A cabeça é alta e robusta. Corpo com tons de castanho, com duas linhas dorsolaterais amareladas ou esbranquiçadas. Na zona de inserção dos membros posteriores, pode apresentar tons de laranja bem como nas faces laterais da cauda. Os machos, apresentam entre 1 a 9 manchas azuis junto às axilas. O ventre apresenta tons claros. As escamas laterais do pescoço são imbricadas e caratenadas tal como as escamas dorsais, só que estas são pontiagudas. Ausência de colar.
Ecologia
Espécie activa entre a Primavera e o Outono com tempertaura corporal a rondar os 27 a 35ºC. A época de reprodução regista-se entre Abril e Julho onde as femeas podem realizar 2 a 3 posturas, entre Maio e Julho. As eclosões dão-se após 1 a 3 meses de incubação, nos meses de Agosto a Outubro, sendo cada postura composta por 2 a 11 ovos. Atingem a maturidade sexual durante os primeiros dois anos de vida, variando a longevidade entre os 5 e os 7 anos. O regime alimentar é à base de pequenos invertebrados: escaravelhos, aranhas, formigas, gafanhotos e pseudo-escorpião. Quando se encontra em perigo pode libertar a cauda (autotomia). Ocorre preferencialmente em pinhais em solo arenoso e em locais com cobertura arbustiva mais ou menos densa.
Fenologia
Residente (Res)
Estado de Conservação
Pouco Preocupante (LC)
Distribuição Geral
Distribui-se por toda a Península Ibérica, Sudeste de França e Norte de África. Em Portugal encontra-se praticamente em todo o país, excepto em áreas com forte influencia atlântica.
Distribuição Geográfica
Referências
Almeida, N., Almeida, P., Gonçalves, H., Sequeira, F., Teixeira, J., Almeida, F. (2001). Anfíbios e Répteis de Portugal – Guias Fapas.
Loureiro,A., Almeida,N., Carretero, M., Paulo, O. (2010). Atlas dos Anfíbios e Répteis de Portugal.