Espécie

Porphyrio porphyrio (Linnaeus, 1758)

Nome Comum

Caimão, Camão, Alquimão, Calamão, Galinha-sultana

  • Porphyrio porphyrio

Características

Ave grande, com 45 a 50 cm de comprimento. O seu corpo é azul com as penas infracaudais brancas. O bico é grande e vermelho assim como as patas. Os juvenis têm uma coloração mais pálida, com o dorso azulado e a zona ventral e bico acinzentados.


Ecologia

Habita sobretudo zonas húmidas de água doce ou salobra, não sujeitas ao regime de marés, desde que exista vegetação emergente, abundante e densa (tabua, caniço, bunho e tamargueira). No Algarve, a reprodução desta espécie dá-se ao longo de todo o ano. O ninho é composto por 3 a 5 ovos e a incubação dura entre 23 a 25 dias. O caimão é omnívoro, com preferência por matéria vegetal diversa: rizomas, caules, rebentos, flores e sementes.


Fenologia

Residente (Res)


Estado de Conservação

Vulnerável (VU)


Distribuição Geral

Apresenta uma vasta área de distribuição a nível mundial, abrangendo a região mediterrânica, África, regiões meridionais da Ásia, e grande parte das ilhas do sub-continente australiano, tendo também recentemente sido introduzido nos Estados Unidos da América (Florida). Na Europa, onde apresenta uma distribuição muito fragmentada, ocorre em Portugal, Espanha, França e Itália (restrita à Sardenha) e sudeste da Rússia. No nosso país, distribui-se ao longo da maior parte das zonas húmidas costeiras, desde o Algarve até à região do baixo Mondego. Algarve é, sem dúvida, a melhor região do país para observar o caimão. Destaca-se a Quinta do Lago, a lagoa dos Salgados,o Parque Ambiental de Vilamoura, a lagoa das Dunas Douradas, a ria de Alvor e o sapal de Castro Marim.

Distribuição Geográfica

Referências

Cabral, M.J.(coord.), Almeida, J., Almeida, P.R., Dellinger, T., Ferrand de Almeida, N.,Oliveira, M.E., Palmeirim, J.M., Queiroz, A.I., Rogado, L. & Santos‐Reis, M. 2005.Livro vermelho dos vertebrados de Portugal. 2ª ed. Instituto da Conservaçãoda Natureza/ Assírio & Alvim. Lisboa. 660 pp.

Catry, P., Costa, H., Elias, G., Matias, R., (2010). Aves de Portugal. Ornitologia de território continental. Assírio & Alvim, Lisboa.

Costa, H., Juana, E., & Varela, J. (2011). Aves de Portugal incluindo os arquipélagos dos Açores, da Madeira e das Selvagens.

Gooders, J. (1994). Guia de campo das aves de Portugal e da Europa. Círculo de Leitores.

ICN, 2006. Plano Sectorial da Rede Natura 2000.

Assírio & Alvim (2008)- Atlas das aves nidificantes em Portugal.

Turismo do Algarve (2012). Guia de observação de aves no algarve.

http://www.iucnredlist.org/

http://avesdeportugal.info/