Espécie

Pluvialis squatarola (Linnaeus, 1758)

Nome Comum

Tarambola-cinzenta, Pildra-do-mar, Prateada

Sem imagem

Características

Ave com cerca de 28 cm. Possui a parte superior do corpo sarapintada de cinzento e preto. No Inverno, a parte inferior é branca com malhas cinzentas no peito. No Verão, o abdómen, peito e faces são pretos, com margens brancas nos lados do peito e da cabeça. Em voo, pode observar-se a barra alar, o uropígio branco e as “axilas” pretas. Tem as pernas compridas, bico curto e robusto.


Ecologia

Espécie limícola predominantemente estuarina, pode, ainda, encontrar-se em salinas, lagoas costeiras, terrenos alagados e arrozais. Alimenta-se principalmente em zonas de vasa. No inverno alimenta-se essencialmente de poliquetas marinhas, moluscos e crustáceos. Ocasionalmente insectos e minhocas.


Fenologia

Visitante (Vis)


Estado de Conservação

Pouco Preocupante (LC)


Distribuição Geral

Espécie marcadamente boreal, presente apenas na tundra árctica, pelo que a sua distribuição no Paleárctico Ocidental como reprodutora está restrita ao extremo norte da Rússia. Inverna na Europa Ocidental, Mediterrâneo, África Ocidental, Central e do Sul. A sua área de distribuição no território nacional continental abrange sobretudo a faixa costeira de norte a sul do país, constituindo os estuários as zonas de maior concentração. No Algarve, os melhores locais de observação estão na ria Formosa, nomeadamente na parte leste do parque (nas imediações de Cacela-a-Velha, Quatro Olhos, as salinas de Santa Luzia e de Tavira). A ria de Alvor e o sapal de Castro
Marim são outros locais onde a tarambola-cinzenta é de fácil observação. Pode ainda ser vista no estuário do Arade.

Distribuição Geográfica

Referências

Cabral, M.J.(coord.), Almeida, J., Almeida, P.R., Dellinger, T., Ferrand de Almeida, N.,Oliveira, M.E., Palmeirim, J.M., Queiroz, A.I., Rogado, L. & Santos‐Reis, M. 2005.Livro vermelho dos vertebrados de Portugal. 2ª ed. Instituto da Conservaçãoda Natureza/ Assírio & Alvim. Lisboa. 660 pp.

Catry, P., Costa, H., Elias, G., Matias, R., (2010). Aves de Portugal. Ornitologia de território continental. Assírio & Alvim, Lisboa.

Costa, H., Juana, E., & Varela, J. (2011). Aves de Portugal incluindo os arquipélagos dos Açores, da Madeira e das Selvagens.

Gooders, J. (1994). Guia de campo das aves de Portugal e da Europa. Círculo de Leitores.

ICN, 2006. Plano Sectorial da Rede Natura 2000.

Turismo do Algarve (2012). Guia de observação de aves no algarve.

http://www.iucnredlist.org/

http://avesdeportugal.info/