Espécie

Plecotus austriacus (JB Fischer, 1829)

Nome Comum

Morcego-orelhudo-cinzento

  • Plecotus austriacus
  • Plecotus austriacus

Características

Morcego de tamanho médio, com 25,5 a 30 cm de envergadura. Pelagem comprida com a base do pêlo cinzenta-escura ou preta. O dorso é cinzento com tons de castanho e o ventre é branco, sendo o pêlo preto, na base. O focinho e o lábio superior são cor de chocolate escuro/preto, com uma máscara cinzenta à volta dos olhos. As membranas alares são pretas bem como as orelhas que têm entre 22 a 44 pregas transversais, mais compridas e arredondadas que o morcego-orelhudo-castanho.As orelhas são muito compridas e unidas na base, quase do tamanho do próprio corpo. O trago é cinzento, opaco e fortemente pigmentado, com pelo menos 5,5 a 6 mm no poto mais largo. As asas são largas, iniciando-se as membranas laterais na base dos dedos dos membros posteriores. O esporão tem um comprimento igual a metade do da membrana caudal. Os polegares (manos de 6 mm) e as unhas são pequenos, assim como as patas posteriores.


Ecologia

Morcego nocturno, que sai tarde, apresentando uma actividade descontínua durante a noite. é uma espécie sedentária, distando os abrigos de Verão e Inverno, menos de 20 Km. Hiberna entre Setembro/Outubro e Março/Abril. O acasalamento ocorre no Outono e os nascimentos em Junho (1 cria por ninhada). A maturidade sexual é atingida pelos machos ao completarem 1 ano de idade e nas fêmeas entre os 2/3 anos. Os abrigos de criação, são geralmente ocupados por pequenos grupos, com cerca de 10 a 30 fêmeas, em edifícios. Os abrigos de Inverno são subterrâneos, em grutas ou minas. A dieta desta espécie assenta, essencialmente, em mariposas, moscas e escaravelhos. Encontra-se em zonas de baixa altitude, sobretudo em locais cultivados, ou em vales quentes nas áreas montanhosas. No Norte da Europa, está muito associado às zonas urbanas. Evita grandes florestas. A longevidade máxima registada é de 14,5 anos.


Fenologia

Residente (Res)


Estado de Conservação

Quase Ameaçado (NT)


Distribuição Geral

Distribui-se do Sul de Inglaterra até à Península Ibérica e ao leste até à Ucrânia, estando também presente na Madeira, sul da Suécia e ilhas do mar mediterrânico. É relativamente comum em Portugal continental, ocorrendo em todo o território.

Distribuição Geográfica

Espécie registada no Algarve, mas sem dados de distribuição publicados/conhecidos

Referências

Macdonald, D. & Barret, P. (1993). Mamíferos de Portugal e Europa – Guia Fapas.

Cabral, M.J.(coord.), Almeida, J., Almeida, P.R., Dellinger, T., Ferrand de Almeida, N.,Oliveira, M.E., Palmeirim, J.M., Queiroz, A.I., Rogado, L. & Santos‐Reis, M. 2005.Livro vermelho dos vertebrados de Portugal. 2ª ed. Instituto da Conservaçãoda Natureza/ Assírio & Alvim. Lisboa. 660 pp.

http://www.iucnredlist.org/