-
Domínio
Eucarya
-
Unikonta
-
Reino
Animalia
-
Metazoa
-
Eumetazoa
-
Bilateria
-
Deuterostomata
-
Chordata
-
Filo
Craniata
-
Subfilo
Vertebrata
-
Superclasse
Gnathostomata
-
Classe
Archosauromorpha
-
Subclasse
Aves
-
Ordem
Passeriformes
-
Família
Sylviidae
-
Género
Phylloscopus
Características
Espécie com aproximadamente 11 cm de comprimento. As partes inferiores são muito esbranquiçadas e a cabeça é pálida, com listas difusas e olhos grandes e escuros. Tem verde nas asas e bordos da cauda. O uropígio é amarelado.
Ecologia
É uma ave estritamente florestal, com forte dependência de zonas densamente povoadas com quercíneas. A felosa de Bonelli é estival, que chega geralmente em princípios de Abril e está presente até Agosto, mês em que existem bastantes observações de aves em passagem,
junto ao litoral. Nada se sabe sobre a nidificação desta espécie em Portugal. Na Europa cria 1 ninhada por ano, sendo cada postura constituída por 5 ou 6 ovos. Estes são incubados entre 12 a 13 dias. A dieta desta felosa é composta por insectos e outros invertebrados.
Fenologia
Migrador Reprodutor (MigRep)
Estado de Conservação
Pouco Preocupante (LC)
Distribuição Geral
Distribui-se pelo sul da Europa e Norte de África. Em Portugal ocorre sobretudo no interior norte e centro (excluindo a maior parte da Beira Baixa) e uma fracção do litoral sul, que inclui a maior parte do Ribatejo a sul do Tejo, o extremo sueste da Estremadura e parte do Alentejo (vale do Sado e zona de Vendas Novas). No Algarve pode ser observada na ria Formosa, em Sagres e nas serras de Monchique e Caldeirão.
Distribuição Geográfica
Referências
Cabral, M.J.(coord.), Almeida, J., Almeida, P.R., Dellinger, T., Ferrand de Almeida, N.,Oliveira, M.E., Palmeirim, J.M., Queiroz, A.I., Rogado, L. & Santos‐Reis, M. 2005.Livro vermelho dos vertebrados de Portugal. 2ª ed. Instituto da Conservaçãoda Natureza/ Assírio & Alvim. Lisboa. 660 pp.
Catry, P., Costa, H., Elias, G., Matias, R., (2010). Aves de Portugal. Ornitologia de território continental. Assírio & Alvim, Lisboa.
Costa, H., Juana, E., & Varela, J. (2011). Aves de Portugal incluindo os arquipélagos dos Açores, da Madeira e das Selvagens.
Gooders, J. (1994). Guia de campo das aves de Portugal e da Europa. Círculo de Leitores.
Assírio & Alvim (2008)- Atlas das aves nidificantes em Portugal.
Turismo do Algarve (2012). Guia de observação de aves no algarve.
http://www.iucnredlist.org/
http://avesdeportugal.info/