Espécie

Phalacrocorax carbo (Linnaeus, 1758)

Nome Comum

Corvo-marinho-de-faces-brancas

  • Phalacrocorax carbo
  • Phalacrocorax carbo

Características

Espécie com 80-95 cm, robusta, com um pescoço grosso e a cabeça grande. É quase toda preta, tanto pousada como em voo. Tem um pescoço longo e asas igualmente longas. O bico amarelo contrasta com o preto da plumagem e, no final do Inverno, alguns indivíduos adquirem uma mancha branca em cada flanco e outra na cabeça.


Ecologia

Espécie invernante comum, no nosso país, podendo ser observada entre Setembro e Março. É comummente vista a voar à superfície da água ou com as asas abertas a secar ao sol. Frequenta barragens, grandes rios, estuários, lagoas costeiras e pauis. É uma espécie piscívora.


Fenologia

Visitante (Vis)


Estado de Conservação

Pouco Preocupante (LC)


Distribuição Geral

O corvo-marinho-de-faces-brancas tem uma distribuição muito alargada, distribuindo-se por todos os continentes, com excepção da América do sul e da Antárctica. No nosso país é frequente ao longo de todo o território nacional, com uma distribuição ampla mas mais descontínua no interior. É aparentemente mais numerosa no sul do país. No Algarve é possível observar esta espécie, sobretudo em zonas húmidas costeiras como a ria Formosa, a reserva de Castro Marim, o estuário do Arade e a ria de Alvor.

Distribuição Geográfica

Referências

Cabral, M.J.(coord.), Almeida, J., Almeida, P.R., Dellinger, T., Ferrand de Almeida, N.,Oliveira, M.E., Palmeirim, J.M., Queiroz, A.I., Rogado, L. & Santos‐Reis, M. 2005.Livro vermelho dos vertebrados de Portugal. 2ª ed. Instituto da Conservaçãoda Natureza/ Assírio & Alvim. Lisboa. 660 pp.

Catry, P., Costa, H., Elias, G., Matias, R., (2010). Aves de Portugal. Ornitologia de território continental. Assírio & Alvim, Lisboa.

Costa, H., Juana, E., & Varela, J. (2011). Aves de Portugal incluindo os arquipélagos dos Açores, da Madeira e das Selvagens.

Turismo do Algarve (2012). Guia de observação de aves no algarve.

http://www.iucnredlist.org/

http://avesdeportugal.info/